Google+ TimeOut Brasil: VITOR FAVERANI, O MAIOR STEAL DA TEMPORADA?

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

VITOR FAVERANI, O MAIOR STEAL DA TEMPORADA?

 
Depois de uma atuação sólida atuando pela primeira vez como titular, o desempenho do brasileiro Vitor Faverani vem sendo elogiado por todos, Faverani somou 15 pontos, sete rebotes e 6 bloqueios na vitória celta sobre o Brooklyn Nets por 101 a 97.

De acordo com o repórter A. Sherod Blakely, o treinador Brad Stevens ficou muito impressionado com o desempenho do brasileiro que chegou a especular o seguinte:

"Eu não sei quando Jared (Sullinger) volta e se quando voltar será titular ou virá do vanco", disse Stevens, "Mas eu acho que precisávamos de mais altura no garrafão".

O que mais chamou atenção no desempenho de Faverani neste jogo foram seus seis bloqueios, isso se considerarmos que sua defesa foi um dos grandes pontos de interrogação sobre como seu jogo se encaixaria na NBA.

O relatório dos Scouts que tiveram a oportunidade de assistir Faverani em ação apresentavam sempre o mesmo parecer: "Um jogador habilidoso e atlético no lado ofensivo da quadra, mas um ponto de interrogação na defesa".
Isso foi confirmado quando olhamos suas estatísticas, ainda atuando na Espanha. Em 34 partidas disputadas pelo Valencia na última temporada, Faverani obteve a média de 0.976 pontos por posse de bola (324 pontos em 332 jogadas), isso classificou-o como o 72º dentre todos os jogadores internacionais, de acordo com dados da Synerg Sports. Seus números atuando no post impressionam (0.888 ppp), mas no que ele realmente destacou-se foi no Pick-and-Rolls (1.2 ppp) e nos pontos convertidos após pegar um rebote ofensivo (1.361). Faverani possui muitos problemas com Tunovers, mas suas habilidades são notáveis.

O único ponto que deixaram alguns torcedores duvidosos sobre o desempenho do "El Hombre Indestructible" contra o Nets, foi a ausência de Brook Lopez bem como outros jogadores que foram poupado pelo treinador Jason Kidd deste jogo.
Uma coisa é ser o único Big Man em quadra, o que permitiu a Faverani explorar toda sua capacidade e tirar proveito de sua estatura para aplicar os bloqueios. Mas, é totalmente diferente atuar contra um Big Man da NBA do porte de Brook Lopez.
Isto não foi um problema conforme foi dito por um Scout da ESPN Boston:

"Ele tem os moldes da NBA e também uma grande envergadura. Ele é muito atlético e gosta de trabalhar na extremidade defensiva da quadra. Ele tem um bom jogo de pés e é bom no pick-and -roll defensivos".

O que realmente é uma grande notícia para os torcedores celtas, além de potencialmente terem encontrado uma presença de garrafão que vem faltando para a equipe desde a saída de Kendrick Perkins, é que o Celtics já teria um acordo com o brasileiro para evitar um possível assedio das outras equipes.

Faverani já teria concordado com um contrato de U$ 6 milhões com três anos de duração, mas o HOOPSWORLD coloca o acordo de quatro anos por U$ 9 milhões e seria um contrato nos formatos de um contrato de calouro típico, com dois anos de garantidos, um terceiro ano não garantido, e uma oferta qualificatoria para o quarto ano. Mas os acordos deste contrato não estão claros no momento, mas podemos notar que a única diferença entre os dois é a oferta de qualificação no 4º ano, tornando-o um Agente Livre Restrito.

De fato, com Kelly Olynyk, até agora, sendo considerado o "Steal" do Draft e o impressionante jogo de Phil Pressey na posição de armador não sendo selecionado por nenhuma equipe, mostra que o Celtics está selecionando bem suas peças até o momento, mas minha opinião pessoal é de que quem promete entrar na briga para ser o maior "Steal" da temporada é o Pivô brasileiro Vitor Faverani!

Concordam comigo? Comentem abaixo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário