Google+ TimeOut Brasil: PREVISÃO DA TEMPORADA: PORTLAND TRAIL BLAZERS

domingo, 27 de outubro de 2013

PREVISÃO DA TEMPORADA: PORTLAND TRAIL BLAZERS



Equipe: Portland Trail Blazers.
Conferência: Oeste.
Divisão: Noroeste.


Previsão da Temporada (Posição, V, D): 7° do Oeste com 45 Vitórias e 37 derrotas.

Elenco
PG: Damian Lillard / Mo Williams / Earl Watson.
SG: Wesley Matthews / CJ McCollum / Will Barton / Allen Crabbe.
SF: Nicolas Batum / Dorell Wright / Victor Claver.
PF: LaMarcus Aldridge / Thomas Robinson.
C:   Robin Lopez / Meyers Leonard / Joel Freeland.

Rookies: CJ McCollum (10°) e Allen Crabbe (31°).

Contratações: Robin Lopez, Thomas Robinson, Dorell Wright, Earl Watson e Mo Williams.

Quem deixou a equipe: JJ Hickson (Nuggets), Eric Maynor (Wizards), Nolan Smith (Cedevita Zagreb - Croácia), Luke Babbitt (Nizhny Novgorod - Rússia), Sasha Pavlovic (Agente Livre), Jared Jeffries (Aposentado). 

Principal Contratação: Robin Lopez.
Principal destaque da Equipe: LaMarcus Aldridge.

Pode dar certo se: O sistema defensivo trabalhar de forma regular.
Damian Lillard dar mais um salto na carreira ou se tornar All-star.
Nicolas Batum atuar de forma consistente.
Banco contribuir efetivamente.

Pode dar errado se: LaMarcus Aldridge for trocado ou se lesionar.
Damian Lillard e Nicolas Batum regredirem.
Reforços não se entrosarem.

Resumo: Na temporada passada o quinteto titular formado por Lillard, Matthews, Batum, Aldridge e Hickson ofensivamente foi um dos melhores da temporada porém no quesito defesa a equipe teve sérios problemas. Hickson jogava improvisado levando desvantagem na marcação, precisando da ajuda de Aldridge, que por sua deixava o seu adversário, precisando da ajuda de Batum e assim por diante, sempre sobrando alguém livre. O banco por sua vez foi um dos piores da história recente da liga, composto em sua maioria por jovens inexperientes.

Os titulares se mativeram na briga pelos playoffs até o momento que as lesões apareceram. O banco não foi capaz de manter o nível e a equipe terminou com 33-49 na campanha. LaMarcus Aldridge se mostrou bastante frustrado com a campanha e exigiu que o time se reforçasse. O manager Neil Olshey foi ao trabalho e tinha duas tarefas principais: Buscar um pivô e reforçar o banco com pouco mais de 12M.

O PIVÔ

Para a posição de pivô chegou Robin Lopez [veja], que vem pra melhorar a defesa fechando o garrafão, contribuindo com blocks e box out. No ataque seus screens e rebotes ofensivos serão importantes. 

O BANCO


CJ McCollum [veja] foi escolhido via draft. Um jovem que teve passagem pela universidade parecida com a de Lillard, 4 anos por Lehigh, ótimo pontuador e criador do seu própio arremesso. Pode dividir a quadra com o atual calouro do ano de forma parecida com Jennings/Ellis pelos Bucks ou Curry/Jack nos Warriors. (McCollum teve uma lesão no pé e deve estrear na NBA entre dezembro e janeiro). Outro que chegou foi Allen Crabbe [veja], selecionado no 2º round do draft, é conhecido pelo seu bom arremesso de 3 pontos e quer mostrar que pode ajudar ainda mais.

O Houston Rockets precisava abrir espaço na folha salarial pra assinar com o sonhado Dwight Howard, quando Olshey foi oportunista adquirindo Thomas Robinson [veja] em troca de picks de 2º round, Papanikolaou e Todorovic, jogadores que estão na Europa. T-Rob foi a 5ª escolha do draft de 2012, uma à frente de Lillard, pelo Sacramento Kings. O Kings mergulhado em problemas administrativos o mandou pro Rockets em troca de Patrick Patterson. Robinson tem muito potencial mas é extremamente cru, porém um ponto ele pode contribuir desde o primeiro dia, os rebotes, pois possui bons instintos e excelente físico. Será útil assumindo alguns minutos como reserva de Aldridge.

Na sequência o armador Earl Watson [veja] fechou com Portland. O jogador veio do Utah Jazz e teve passagens por Seattle Supersonics, Memphis Grizzlies entre outros. Vem pra completar elenco, bom defensor, terá papel de mentor para Lillard e McCollum. (Curiosidade: Watson foi casado com Jennifer Freeman, a Claire do seriado Eu, A Patroa e As Crianças). 

O próximo reforço foi Dorell Wright [veja]. O jogador assinou como free agente após passagem pelos 76ers e era cogitado no Thunder. Em 2011 Wright foi o líder em bolas de 3 da NBA (194) e ficou em terceiro nas votações para jogador que mais evoluiu (Most Improved Player). Ótimo reforço, deve atuar principalmente como reserva de Batum mas também pode dividir a quadra com o francês.

Já no apagar das luzes temos a chegada de Mo Williams [veja]. Neil Olshey trabalhou com Mo nos Clippers e foi uma carta tirada da manga. O jogador teve passagens por Bucks, pelo Cavs de Lebron James e atuou na última temporada pelo Jazz. É primeiramente um pontuador, contribuirá também com assistências e bolas de 3. Dá pra fazer um paralelo com Jamal Crawford: Algumas noites será excelente, em outras pode ser irritante. No geral um grande reforço, vem pra ser reserva de Lillard mas também devem jogar juntos.

Os titulares são praticamente os mesmos, temos o all star Aldridge [veja] no auge da carreira, Lillard [veja] um ano mais experiente, Batum [veja] campeão do EuroBasket pela seleção francesa e a liderança de Matthews [veja]. Completam o elenco os jovens Meyers Leonard [veja], Will Barton [veja], Joel Freeland [veja] e Victor Claver [veja], brigando por tempo de quadra.

O TÉCNICO
 
O técnico Terry Stotts fez um bom trabalho na temporada passada tirando o melhor de Lillard e envolvendo mais Nic Batum no plano de jogo, sem atrapalhar o desempenho de Aldridge. Esse ano ele deve usar uma estratégia defensiva mais conservadora com os armadores perseguindo a marcação ao invés de uma troca com o pivô, visto que Robin Lopez é lento.

No ataque temos como jogadas principais Aldridge no post, pick and pop Lillard/Aldridge, isolation Lillard e Mo, pick and roll Batum/Lopez, completando com Lopez e Robinson nos rebotes ofensivos
e Lillard/Mo/Matthews/Batum/Wright nas bolas de 3.

Stotts tem a difícil tarefa de fazer o time ganhar e ao mesmo tempo desenvolver o potencial dos jovens. Ele tenta emular o estilo de jogo do campeão Mavs de 2011 no qual era assistente,  e esquemas defensivos básicos do atual Bulls.

Esse ano o time vem mais forte mas a vida na Conferência Oeste não é fácil. Tirando os favoritos Spurs, Thunder, Clippers, Grizzlies, Rockets e Warriors, as duas últimas vagas dos playoffs devem ser uma briga dura entre Blazers, Nuggets, Wolves, Mavericks, Pelicans e Lakers.

A pré-temporada dos Blazers terminou com 5 vitórias e 2 derrotas. Eles estão otimistas, cabe a Aldridge, Lillard e cia nos mostrar onde chegarão, podemos esperar um ano bem divertido pra torcida de Portland.


Enviado por: Roberto Almeida (@BlazersBrasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário