Google+ TimeOut Brasil: OLHANDO PARA A TEMPORADA DE TIAGO SPLITTER.

terça-feira, 25 de junho de 2013

OLHANDO PARA A TEMPORADA DE TIAGO SPLITTER.


A temporada 2012/2013 foi sem dúvidas a melhor de Tiago Splitter desde que vestiu a camisa do Spurs. Dos 100 jogos que participou nessa temporada, Splitter foi titular em 73 oportunidades.
O brasileiro não fez uma boa série final, é verdade, mas sua temporada não deve ser ignorada.

Tiago é um pivô que faz um trabalho defensivo sensacional, porém é limitado ofensivamente e muito de seus ataques ocorrem com o pick and roll, que é algo que o brasileiro domina com maestria. Segundo o My Synergy Sports ele está em 11º na lista geral dos jogadores que executam o pick and roll na NBA.

Outra coisa que chama atenção é o trabalho sujo executado por ele, Tiago ajuda muito a equipe, porém grande parte das coisas que ele faz não aparece no box score. Ao assistir jogos dele na temporada regular ou até em algumas partidas dos playoffs, é possível ver que ele abre caminho para que outro jogador possa chegar à cesta, além disso, Splitter geralmente dá o passe que antecede a assistência, ou seja, muitas vezes quando Manu e Parker dão assistências para outro jogador finalizar uma jogada, eles recebem o passe de Tiago.

Mesmo que muito de seu trabalho passe despercebido, Tiago conseguiu números expressivos. Segundo o site de estatísticas da NBA, Tiago foi o terceiro maior pontuador do San Antonio Spurs na temporada regular juntamente com Danny Green, ambos fizeram 838 pontos, ficando atrás de Tim Duncan (1227) e Tony Parker (1341). Tiago foi o quarto jogador que mais roubou bola na equipe, ficando na frente de Tony Parker e até mesmo Tim Duncan. Foram 63 roubadas de bola, na sua frente ficaram Manu Ginobili (80), Danny Green (92) e Kawhi Leonard (97). Foi o segundo jogador da equipe que mais deu toco, foram 64 no total, em primeiro lugar ficou Tim Duncan com o número fenomenal de 183 tocos. Tiago acertou 60% dos seus arremessos de quadra na temporada regular. Além da grande melhora nos lances livres acertando 73%.

Durante os playoffs, seu trabalho defensivo foi fundamental. Na série contra o Lakers, onde ficou responsável por marcar Dwight Howard em grande parte do tempo, o brasileiro obteve sucesso. Quem acompanhou o Spurs na temporada regular, sabe que nos jogos entre essas duas equipes, Dwight Howard ficava maluco quando Splitter ia marcá-lo, chegando a bufar de raiva.

Como acabou se machucando no jogo 3 da série contra o Lakers, Splitter não foi muito efetivo na semifinal contra o Golden State Warriors, mas quando voltou (na reta final da série), ajudou o Spurs a conter o pick and roll do time de Stephen Curry e Klay Thompson.

A final do Oeste foi definitivamente algo memorável, Tiago fez a festa do torcedor da franquia texana ao anular Zach Randolph (que chegou a terminar um jogo com apenas 4 pontos) e fazer junto com Tim Duncan um trabalho praticamente perfeito dentro do garrafão.

Na final contra o Miami Heat, Splitter não conseguiu encontrar seu jogo, a equipe da Flórida tem um estilo veloz e se impôs sobre Tiago que cometeu diversos erros, por isso, Popovich decidiu mantê-lo no banco. Boris Diaw que foi reserva direto de Duncan e Splitter na temporada regular, quase não havia jogado os playoffs e quando teve a chance entrou melhor, conseguindo auxiliar Kawhi na marcação em cima de LeBron James.

No fim de tudo, o Heat sagrou-se campeão da NBA após uma série de 7 jogos. Mesmo sem o título, Splitter é o brasileiro que foi mais longe na NBA. Anderson Varejão, que chegou com o Cleveland Cavaliers em uma final de NBA em 2007 contra o San Antonio Spurs, não venceu nenhum jogo da final com sua equipe.

 

- Médias de Splitter na temporada regular

Pontos: 10,3

Rebotes: 6,4

Lances Livres: 73,0%

Eficiência: +14,6

 

- Médias de Splitter nos playoffs

Pontos: 6,1

Rebotes: 3,1

Lances Livres: 78,8%

Eficiência: +8,2

 

- Jogos na temporada

Total de jogos que ele participou: 100

Total de jogos como titular: 73

 

- Alguns depoimentos

"Ele (Splitter) ajuda demais o Duncan" – Gregg Popovich em relação a boa temporada de Tim Duncan.

"Tiago é o sonho de qualquer treinador porque ele faz tudo de forma fundamental." - Gregg Popovich sobre Tiago Splitter.

"Ele não tem que provar nada a ninguém. Ele é um grande jogador, eu o apoiei desde sua chegada e o Pop confia nele." - Manu sobre Splitter.

"Além dos treinos normais, eu e ele treinamos juntos todos os dias. Ele é um grande exemplo para mim e me ajuda muito"- Tiago sobre Tim Duncan.

"Nós aprendemos cada vez mais a jogar um com o outro e isso é muito bom." - Tim Duncan sobre Tiago.

"Foi difícil às vezes, mas ele deu duro. Ele é consistente. E ele é uma parte desse time" - Gregg Popovich sobre Tiago Splitter.

Com o fim de seu contrato com o Spurs, Tiago está valorizado na liga, ocupando a quinta posição no "top 10 de agentes livres restritos da NBA".

Não se sabe qual será o destino de Splitter na próxima temporada, talvez renove seu contrato e permaneça em San Antonio, ou talvez mude de franquia. Mas o brasileiro que jogava com a camisa 21 na Espanha por causa de seu ídolo Tim Duncan, hoje pode dizer que realizou um de seus maiores sonhos e teve a honra de jogar ao lado desse incrível jogador e de aprender muito com ele.

Tiago ainda tem um longo caminho na NBA, ele evoluiu como jogador e pode evoluir muito mais e é isso que esperamos. 



Enviado por: Sonia Cury (Tiago Splitter Brasil - http://www.tiagosplitterbrasil.com/)

2 comentários:

  1. Excelente texto, concordo que Tiago é o jogador que da o passe que antecede a assistência inúmeras vezes. Ele foi muito importante para o spurs na temporada regular, ajudando a dar consistência na defesa que o Popovich armou. Mas você acha que o Splitter vai permanecer no Spurs ou irá pra outra franquia?
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fosse ele faria de tudo pra permanecer na equipe, conquistou o respeito de todos e é fundamental para o time.

      Excluir