Google+ TimeOut Brasil: BATE-BOLA NEW ORLEANS PELICANS

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

BATE-BOLA NEW ORLEANS PELICANS


Nesse post estamos eu e César, os dois responsáveis pelo Pelicans Brazil, e por falar sobre New Orleans Pelicans aqui no Timeout, recebendo dois convidados para todos juntos dar suas respectivas opiniões sobre a equipe do Pelicans. Selecionamos 5 perguntas relativas a equipe para cada um dos 4 integrantes do Bate-bola responder.
Os convidados de hoje são, Thiago Matos, o editor chefe do Timeout Brasil parceiro do blog do Pelicans, e um torcedor de longa data da Franquia, nosso amigo Ricardo Faria.

1) Qual sua expectativa sobre a temporada de Tyreke Evans no New Orleans Pelicans?
Kaio Kleinhans: Alta. Sou muito fã de Tyreke desde que o garoto chegou a NBA, e ele chegou impressionando a todos com uma das melhores temporadas de Rookies já vista na NBA. Talento ele tem de sobra, e agora poderemos vê-lo em uma equipe que promete ser muito mais organizada do que as que ele já teve. O garoto vai ter um papel diferente do que tinha em Sacramento, comandará os reservas em New Orleans, e ele declarou estar entusiasmado para isso. Com todos seus recursos físicos e técnicos, Tyreke tem tudo para mostrar aos fãs de NBA que ele pode ser um dos melhores jogadores da posição na Liga e não viver de apenas uma temporada.
César Nunes: O Evans finalmente terá sua temporada de consolidação, ele está satisfeito com seu papel em New Orleans, vai desempenhar um papel parecido com o que Manu Ginobili desempenhou com muito sucesso em San Antonio. Tyreke é grande, forte, talentoso e esbanja habilidade. Agora finalmente numa franquia organizada, tem tudo para explodir, seja jogando de SG na second unit ou de SF no crunch time.
Thiago Matos: Este cara surgiu impressionando a todos com seu ano de novato conseguindo números espetaculares, mas infelizmente ele atuava pelo Kings, a equipe mais desorganizada da NBA, e isso fez com que seu jogo apenas regredisse.
Agora no Pelicans é uma nova equipe, novos parceiros, nova cidade, novo treinador e metodologia, acredito demais no Tyreke e vejo muito potencial nele. Atuando como 6º Homem da equipe ele será o “dono da bola” no período em que estiver em quadra e poderá demonstrar toda sua qualidade.
Expectativa: Um dos favoritos para vencer o prêmio de Sixth Man!
Ricardo Faria:  Melhor possível. Tyreke foi uma adição fantástica ao elenco dos Pelicans. Um jovem bastante atlético e que ajudará bastante na rotação da equipe. Com os constantes problemas de lesão de Eric Gordon, Tyreke tem tudo para jogar vários minutos em sua posição de origem.
Não podemos deixar de citar também o peso importante que o ex-Kings terá na rotação da equipe, já que ele tem tudo para ser a figura mais importante da 2nd unit dos Pelicans (sempre tão criticada pela torcida), além de ser quase certo sua participação no crunch time.

2) Como você avalia a posição de Center do elenco?
Kaio Kleinhans: No momento é uma das lacunas da equipe. Sabemos que a intenção do GM Dell Demps e do treinador Monty Williams é fazer com que Anthony Davis seja o pivô da equipe para o futuro, e por isso os que estão hoje no plantel seria mais "tapa buraco" do que solução. Nessa temporada Davis já deve ter bons minutos na posição 5 e cada vez deve jogar mais tempo ali com o passar dos anos. Com a intenção de ter cada vez mais Ryan Anderson e Davis juntos em quadra, acabam sobrando poucos minuto para os outros jogadores. Jason Smith é um dos preferidos dos fãs e é muito eficiente no tempo que fica em quadra. Acredito que é sempre bom ter um elenco cada vez mais qualificado para que o time possa sempre chegar mais longe, mas devido as dificuldades de contratações por imposições de CAP e mercado, a equipe está bem servida. Stiemsma não deve ter passagem muito longa pela equipe, acredito até que vai ser trocado no meio da temporada para a chegada de outro corpo grande para se impor no garrafão e prevenir possíveis lesões que Davis possa obter por estar la dentro lutando.
César Nunes: Honestamente essa é a posição que mais me preocupa no elenco, apesar de não ser uma grande preocupação, há duas perguntas em aberto. Jason Smith é um big man com um mid range excelente, durão o suficiente (Blake Griffin quem diga) para desempenhar o papel, mas tenho dúvidas se ele é capaz de jogar 30 mpg sem ser mandado embora por faltas todo jogo, Stiemsma é apenas um role player, Davis pode desempenhar o papel muito bem, mas terá que dominar defensivamente sozinho nos minutos que jogar com Anderson e Withey é muito jovem e inexperiente. Caso Smith/Davis/Stiemsma consigam garantir defensivamente o garrafão, ofensivamente o resto time garante, além do que Smith/Davis/Anderson podem produzir ofensivamente e que todos sabem que é MUITO
Thiago Matos:  Esta é a principal lacuna a ser preenchida. A equipe conta com Davis, Anderson, Smith e Stiemsma para a rotação do garrafão.
Muitos acreditam que a dupla de Big Man ideal é a formada por Davis e Anderson, com Davis atuando como Center. Acredito que Davis poderá ser um big man dominante na liga em algumas temporadas mas imaginar o jovem brigando por espaço com Howard, Chandler, McGee, Bogut e Duncan pode não ser o ideal para a equipe.
O Pelicans deveria buscar por um Center com potencial defensivo e reboteiro para ser o starter da equipe ao lado do Davis, com Anderson e Smith vindo do banco.
Ricardo Faria:  Boa, dentro das possibilidades. Com a adição de jogadores como Jrue Holiday e Tyreke Evans, nosso teto salarial ficou bem comprometido, então não tínhamos muito o que fazer na posição de Center.
Stiemsma é um ótimo defensor (nada mais do que isso) e Whitney é uma boa aposta para o futuro. Bom, creio que sobre o Jason Smith nem preciso comentar, é o nosso “xodó”, arremesso de média distância preciso e um jogador muito brigador dentro do garrafão. Esses jogadores, além da presença do “monstro” Anthony Davis, podem muito bem dar conta do recado.

3) Eric Gordon. Agora vai?
Kaio Kleinhans: Essa é a pergunta que não quer calar. O sucesso da equipe está diretamente ligado à o que Eric Gordon vai produzir. Ele foi o cestinha da equipe nos últimos 2 anos e sua capacidade técnica é indiscutível, problema é a parte física. Essa é a temporada pra valer pro Gordon, porque as ausências dele nos últimos anos não eram lamentadas pela questão de melhor posição no Draft, mas agora a equipe precisa dele em quadra e agora é a chance dele mostrar que ele pode ser o jogador que a equipe e a torcida podem contar, que pode ser um dos melhores da Liga na posição como era a expectativa.
César Nunes: É sempre a mesma pergunta com o Gordon, acho que talento ninguém duvida que ele tenha, seu aparente desinteresse pela franquia parece ter sumido agora com os bons jogadores adicionados nessa pré temporada, dizer que ele vá jogar todos os jogos da temporada é muito otimismo, mas acredito que ele jogará em torno de 60 jogos, em alto nível, tendo vários jogadores tão bons quanto ele em quadra não será tão necessário ele se envolver em toda pose de bola, forçar tanto, o time possui reposição a altura caso precise (Evans) e ainda tem um jovem jogador que apesar de ainda estar cru, pode apresentar sim qualidades e vir a desempenhar bom papel (Rivers).
Thiago Matos: Incógnita! Essa palavra que define Eric Gordon.
Um jogador capaz de tornar-se um All Star mas que por vários momentos não demonstra interesse em estar na quadra. Acredito que com este novo projeto Gordon tenha um estimulo para estar em quadra, afinal, Anthony Davis, Jrue Holiday e Tyreke Evans não são companheiros que toda equipe disponibiliza e isso pode ser um incentivo extra para Gordon.
Em minha opinião Gordon deverá jogar algo em torno de 60 partidas, número este muito maior do que suas últimas temporadas.
Ricardo Faria: Não. Não acredito nele. Não gosto dele. Creio que irá ter mais uma temporada repleto de lesões.

4) O que esperar de Anthony Davis para essa temporada?
Kaio Kleinhans: Davis é a esperança do Pelicans, a cereja do bolo. O garoto é muito bom, e tem um potencial gigantesco. A cada ano deve se provar na NBA, pra poder fazer valer as comparações que recebeu com Kevin Garnett e Tim Duncan. Ele tem a capacidade de ser um dos melhores jogadores da Liga nos próximos anos, e nessa temporada ele vai poder mostrar ao mundo do basquete que ele não é apenas mais um. Davis passou toda suas férias focado em melhorar, passou dias e dias dentro de uma academia ganhando músculos para poder enfrentar os jogadores mais fortes do que ele sem medo, treinou com a seleção americana de basquete, e ainda por cima participou dos treinamentos voluntários do Pelicans com alguns de seus companheiros de equipe. Eu acredito que a jovem estrela do Pelicans faça uma grande temporada, e aposto que ele será um dos jogadores selecionados para o jogo das estrelas.
César Nunes: O que esperar de Anthony Davis para essa temporada? MVP? Hahaha, bom brincadeiras à parte, Davis terá sua primeira temporada como grande jogador, ele volta para essa temporada mais forte e confiante do que nunca. Seu arsenal ofensivo melhorou infinitamente e defensivamente também melhorou, vai conseguir garantir muitos jogos para o Pelicans tanto no ataque quanto na defesa. Minha aposta para ele serão médias de 20 pontos, 10 rebotes, 3 roubos de bola e 3 bloqueios, me cobrem no final da temporada. A e sim, ele vai pro All Star game, reinado do Duncan chega ao fim, preparem para coroar o rei Davis
Thiago Matos: Evolução e mais evolução, Davis é um dos jogadores de maior potencial da NBA.

Davis, primeira escolha geral do draft de 2012, será ainda mais importante para o Pelicans nesta temporada, sua pré temporada foi o indício disso, o jovem só não chocou mais a NBA em seu ano de estreia por conta da grande temporada de Lillard, mas neste momento com sua evolução ele vem mostrando muita estabilidade e uma linha de evolução continua e consistente.
Vejo potencial para ele ser o melhor PF da liga em umas 3 ou 4 temporadas e ainda o considero o melhor jogador da classe de 2012, mas o mais importante agora é ele conseguir tempo de quadra e ficar longe das lesões, de resto tudo vai acontecendo naturalmente para esse grande jogador.
Ricardo Faria: Esse sim eu espero muito. A pré-temporada de Davis foi muito animadora. Dá para perceber que ganhou massa muscular e está bem mais preparado para contatos com os outros Centers da NBA, sem perder sua boa mobilidade de Power-forward.
O que tenho a lamentar é que Davis jogará muitos minutos como Center, e isso acho um desperdício. Devo ser um dos poucos que não gostam de ver Ryan Anderson na equipe e tal fato se torna mais destacado quando ele será o responsável por deixar Anthony Davis jogando na posição 5.

5) Na posição 3 (SF) do Pelicans, qual sua avaliação?
Kaio Kleinhans: Boa. Nao é ruim, nem espetacular. A rotação conta principalmente com o revezamento entre Al-Farouq Aminu e Tyreke Evans, sobrando alguns minutos para talvez Anthony Morrow e mais dificilmente para Darius Miller. Aminu é muito importante para a equipe, ele é um defensor muito bom que sabe bem como ajudar a fechar o garrafão, além de ajudar bastante nos rebotes, e principalmente nas roubadas de bola e bloqueios. Pra mim ainda mais importante do que isso é que com Aminu na posição 3, Anthony Davis fica melhor protegido para fazer a função de pivô. A outra opção é Tyreke Evans que deve ficar em quadra ao lado de Jrue Holiday e Eric Gordon, formando assim uma formação bastante ofensiva para a equipe, principalmente nos finais de partida.
César Nunes:  Apesar de inicialmente fosse minha maior preocupação na offseasson, hoje não me preocupa mais, mesmo que eu tenha sido um dos maiores críticos de Al-Farouq Aminu, esse ano ele vai mostrar ao que veio na NBA, ele finalmente vai desempenhar o papel que deve, vai ser sempre a quarta ou quinta opção ofensiva, na defesa ele finalmente poderá se dedicar a marcar SF exclusivamente, não o que aconteceu nas últimas temporadas em que tinha que marcar necessariamente o melhor jogador do time adversário, muitas vezes enfrentando PG/SG muito mais ágeis que ele ou até algumas vezes marcando PF maiores e mais fortes que ele. Aminu terá uma temporada sólida e para o crunch time teremos o Tyreke Evans jogando na posição e definindo com qualidade que todos conhecem e ainda temos Darius Miller que é um jovem jogador ainda se desenvolvendo que pode vir a ser um bom chutador.
Thiago Matos: Existe uma boa rotação para esta posição, Al-Farouq Aminu e Tyreke Evans.
O treinador Monty Williams declarou que usará Evans como Sixth Man, por tanto Aminu será o titular da posição. Muitos consideram este jogador muito fraco para ser starter de alguma equipe pois sua pontuação é baixa tornando-o inconsistente no lado ofensivo da quadra, mas considerando o quinteto inicial e os scorers da equipe, Davis, Gordon e Holiday, o Pelicans necessitará muito mais de um bom defensor de perímetro do que de mais alguém pra receber bolas e tentar a finalização da jogada, é neste ponto que Aminu é muito útil para o Pelicans, defendendo e pegando rebotes, já que Tyreke virá do banco com a responsabilidade de marcar pontos.
Ricardo Faria:  Se fosse para dar uma nota de 0 a 10, daria 6. Aminu não é aquele jogador que irá encher os olhos dos torcedores de brilho e esperança, mas é um bom reserva; ajuda nos rebotes e creio que será uma importante peça na defesa de perímetro (ajudando jogadores de menor mobilidade como Davis e Ryno, por exemplo). Outro fato é o de Tyreke Evans jogar vários minutos na posição, o que causará uma melhora significativa em comparação com últimos anos.
Bom galera o debate termina aqui. Queria agradecer os participantes Thiago e Ricardo, além do companheiro César e já deixar avisado aos companheiros que se interessam pela equipe do Pelicans, que em breve teremos outro desse bate-bola, com novos participantes. Quem quiser fazer parte do bate-bola, pode deixar o nome que manteremos contato, ou também quem quiser fazer perguntas relacionadas a equipe para nossos colunistas responderem também podem nos procurar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário