Google+ TimeOut Brasil: PERGUNTA DA OFF-SEASON: SERÁ QUE VITOR FAVERANI PARTICIPARÁ DA ROTAÇÃO DO CELTICS?

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

PERGUNTA DA OFF-SEASON: SERÁ QUE VITOR FAVERANI PARTICIPARÁ DA ROTAÇÃO DO CELTICS?


Faverani é um big man brasileiro de 25 anos que acaba de assinar um contrato de 3 anos com o Celtics nesta off-season. Ele possui 6'11"(2,10 m), 235lbs (106,5 kg) e joga na posição de Pivô (Center), embora ele também possa jogar de Ala-Pivo por pouco tempo. Ele passou toda a sua carreira profissional atuando na Espanha, incluindo as duas últimas temporadas jogando pelo Valencia. Durante a temporada 2012-13, Faverani (apelidado de "El Hombre Indestructible", ou o "homem indestrutível") somou médias de 9,7 pontos, 4,6 rebotes e 0,7 bloqueios em 17 minutos por jogo.


O seu contrato com o Celtics é de 3 anos por $6 milhões, sendo que os dois primeiros anos são garantidos e a temporada 2015/16 é um “Team Option”.


Como será o jogo de Faverani traduzir?

Dentre todos os jogadores Celtas, sabemos o mínimo sobre Vitor. O melhor que podemos fazer é ver vídeos no youtube, e realizarmos uma análise de suas estatísticas na liga espanhola. Ajudando-nos mergulhar um pouco mais profundo nos números de Faverani, Chris Forsberg da ESPN analisou o Synergy Sports em busca de algumas informações e aqui está o que ele encontrou.


Faverani no ataque:

O relatório dos scouts que já assistiram Faverani no exterior é quase unanime: um atacante habilidoso e atlético, mas um ponto de interrogação na extremidade defensiva.

Isso é confirmado pelas estatísticas avançadas do seu jogo. Em 34 jogos atuando pelo Valencia na última temporada, Faverani obteve média de 0,976 pontos por posse de bola (324 pontos em 332 posses), isso o classificou no 72º dentre todos os jogadores internacionais, de acordo com dados Synergy Sports. Seus números nas jogadas de post não vão te impressionar (0.888 ppp), mas ele foi muito bem na última temporada nos pick-and -rolls (1,2 ppp) e também nos rebotes ofensivos (1.361 ppp). Ele tem muitos problemas com os turnovers , mas suas habilidades ofensivas são óbvias.

À primeira vista, jogo ofensivo do Faverani parece muito bom. Claro que não é uma tradução perfeita da Europa para a NBA, mas ele é um reboteiro ofensivo acima da média (que pegou em média quatro rebotes ofensivos a cada 36 minutos na última temporada), com um toque suave ao redor da cesta e esse número no pick-and -roll (1,20 ppp) é impressionante.

Para compará-lo com alguns astros da NBA, Kevin Garnett teve média de 0,98 ppp na última temporada no pick-and-roll, número este que ainda era bom o suficiente para classificá-lo como 70º dentre os mais de 400 jogadores da NBA. Dwight Howard, um dos homens mais dominantes da liga liga pick-and –roll, teve média 1,29 ppp no P&R – 9º entre todos os jogadores. Novamente, isto não significa Faverani vai atravessar o Atlântico e começar a dominar a liga. Mas é promissor ver que existem certos aspectos do seu jogo ofensivo que o tornavam dominante na espanha.


Faverani na defesa

A maior dúvida que persegue Faverani é se ele pode elevar seu jogo defensivo na NBA. De acordo com dados do Synergy, ele permitiu 0,88 pontos a cada posse, ficando 42º dentre todos os jogadores internacionais na última temporada. Ele foi explorado por vezes no post (1.081 ppp, 10º melhor), mas ele foi muito bem defendendo o pick-and-roll (0.632 ppp, 79º).

Ao contrário de seus números ofensivos, não há muitos motivos para ser feliz a defesa de Faverani. Esse número no pick-and -roll é sólido, mas P&R de defesa é muito mais do que apenas defender P&R. É por isso que o número de post (1,081 pop, 10º) é especialmente preocupante. Se o novo treinador Brad Stevens colocar tanta ênfase na defesa nos profissionais como ele fez na faculdade, Vitor terá de melhorar consideravelmente sua defesa para ganhar um lugar na rotação dos Celtics.


Por que Faverani só jogava 17 minutos por jogo na Espanha?

Eu não vou mentir, quando o Celtics assinou com Faverani fiquei perplexo, afinal, na última temporada Faverani só conseguiu jogar 17 minutos por jogo no Valência. É claro que isso me fez pensar: Existe algum tipo de falha fatal no jogo de Faverani?

Se um jogador tem talento para jogar na NBA, por que não consegue ser titular numa equipe da Euroliga e tirar melhor proveito dela? Isso me leva a crer uma de duas coisas:

- Faverani foi enterrado sem uma boa razão - Mais uma vez, olhar para as estatísticas do "El Hombre Indestructible"- 9,7 PPG, 4.6 RPG, 0,7 BPG em apenas 17 MPG - e me diga que ele não deveria ter jogando mais. Mantendo a média ele teria médias fenomenais, 20,5 pontos, 9,7 rebotes e 1,5 bloqueios por 36 minutos de jogo. É difícil para mim imaginar que o Valencia estava tão bem servido nas posições 4 e 5 obrigando o treinador colocar um cara com números incríveis por minuto a jogar meros 17 minutos por noite. A menos ...

- Há algo com Faverani que não aparece nas estatísticas que o levaram a jogar tão pouco - Talvez seja a sua defesa (que comentamos acima), talvez seja a sua imaturidade (que vem ficando cada vez melhor), ou talvez seja outra coisa. Como todos nós já vimos no passado, há alguns jogadores que trazem mais valor do que pode ser visto em box scores. Mas não seremos capazes de descobrir isso com certeza até que vê-lo em quadra.


Onde é que Faverani ficará na rotação do Celtics?

Brandon Bass, Kris Humphries, Kelly Olynyk, Jared Sullinger e Faverani. Esses são os cinco grandes big mans no plantel do Celtics. No papel, parece que todos os concorrentes estão à frente de Faverani na rotação da equipe. Afinal, Humphries (US $ 12 milhões) e Bass ($ 6,5 milhões) ganham muito dinheiro, enquanto Olynyk e Sullinger são jovens prospectos que possuem muitas expectativas de sucesso na equipe. Então, agora a pergunta é: há espaço para cinco jogadores na rotação dos big mans do Celtics?

Usando temporada a passada como um guia, Doc Rivers raramente utilizou acima de quatro em sua rotação. Mas Doc era notoriamente um treinador de rotação curta, raramente indo além de oito ou nove homens em quadra, exceto em casos raros. Outras equipes de todo o campeonato (por exemplo, o Nuggets) rotineiramente utilizam uma rotação com dez jogadores, o que poderia ajudar o caso de Faverani.

O que pode ajudar Faverani é o fato de que Stevens sempre utilizou nove jogadores em sua rotação quando dirigia Butler, e na faculdade onde tempo de partida é de oito minutos menor do que na NBA. Será interessante ver se Stevens permanece como o compromisso de distribuir muito bem os minutos nos profissionais.

Faverani também poderia entrar na rotação caso supere um dos outros quatro concorrentes, ou se alguém sofrer uma lesão durante a temporada. E com Sullinger ainda recuperando-se de uma cirurgia nas costas, é possível que ele receba essa chance logo no início da temporada.

Tenho de dizer que Faverani é rodeado de incertezas. Ele é o único jogador que não temos visto em qualquer colégio ou nível profissional e, portanto, nós realmente não sabemos como o jogo dele vai de traduzir na NBA. Vai ser muito interessante ver como o Training Camp será para “El Hombre Indestructible”.


Texto extraído do celticslife.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário