Google+ TimeOut Brasil: ANÁLISE: NÚMEROS OCULTOS DOS BOX SCORES

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

ANÁLISE: NÚMEROS OCULTOS DOS BOX SCORES


A temporada da NBA abre oficialmente esta semana, com o início de todos os campos de treinamento assim como mas também os primeiros amistosos das equipes.

Assim como eu, creio que vocês estão muito ansiosos para o início da tão aguardada temporada 2013/14, e nós do TimeOut Brasil preparamos esta matérias que sempre comentamos e falamos no dia-a-dia mas nem todos tem acesso.

Por exemplo, você sabe qual a equipe com a maior média de altura? Peso? Idade? Experiência na liga? Salário? Isso mesmo amigos, vivemos rodeados dos famosos PPG, Rebs, Ast, números estes que são tão importantes para avaliarmos o desempenho das equipes e dos jogadores individualmente, mas infelizmente estes números não mostram o porquê a equipe cai de produção no último quarto, não será a média de idade avançada ou a falta de experiência de seus jogadores? Ou também o porquê uma equipe é tão ineficiente nos Blocks, vejam a altura de seus atletas.

Enfim amigos estes dados são de vital importância para o sucesso de uma equipe e são pontos que com certeza cada um dos GMs tem de monitorar, vejam abaixo os números que estão ocultos dos Box Scores



Altura

Seria até obvio dizermos que o Thunder é a equipe com a maior média de altura, afinal eles possuem o gigante Hasheem Thabeet, 7’3 num único jogador, fora o grandalhão este gráfico nos mostra que de um modo geral a equipe do Thunder é alta, sendo esta uma das causas do alto número de Blocks aplicado pela equipe, empatados com o Thunder como a equipe mais alta da liga estão os Sixers que possuem acabam de mandar o “baixinho” Holiday para o Pelicans e recebeu o Big Man novato Nerlens Noel, a média destas equipes é de 2,03 m ( 6’8” ft).

No lado inverso desta disputa, as equipes castigadas por sofrerem com os blocks adversários ou por terem seus passes interceptados por alguém mais alto, estão Hawks, Kings e Mavericks com 1,98 m (6’6”ft) seguidos de perto pelo Celtics apenas 1 cm maior com 1,99 m (e os mesmos 6’6”ft).


Peso

A lógica diz que “quanto maior a altura é maior a massa e quanto maior a massa maior o peso”, pois bem como a equipe mais alta o Thunder é também a equipe mais pesada da Liga com 104,5 kg (230 lbs), mas deixo claro aqui que eles apenas conseguiram vencer o Memphis Grizzlies do XGGG Zach Randolph pois este número trata-se de uma média da equipe toda, Z-Bo a parte o peso da equipe também é importante, imaginem a dificuldade de uma equipe jogar no Post ou brigar pelo rebote contra alguém mais pesado, pode até ganha mas não antes de soar bastante.

O Trailblazzers não é a menor equipe mas é a mais leve, isso mostra que seus jogadores podem não ser baixos mas são magros, vendo este número podemos perceber o motivo da maioria dos pontos da equipe vir do perímetro, salvo exceção LaMarcus Aldridge. O peso médio da equipe é de 96,6 kg (212 lbs)


Idade

Se eu perguntasse agora, qual é a equipe mais envelhecida da NBA não teria dúvida de que todos diriam San Antonio Spurs, mas vejam como estes números passam desapercebidos pelos nossos olhos, a equipe com a maior média de idade da NBA é o bicampeão Miami Heat com uma média acima dos 30 anos, para efeito de curiosidade o Spurs é apenas a terceira equipe atrás do Heat, Nets e estão empatados com o Knicks com 28,3 anos de média, portanto amigos vamos parar de chamar a equipe de velha e redirecionar para o Heat ou Nets.

Contrastando com os mais de 30 anos de média do Heat temos Cavaliers e 76ers, estas equipes estão abaixo dos 24 anos de média, portanto aviso a todos, preparem-se para muita correria!


Experiência na NBA (em anos)

Este número reflete em muitas coisas dentro e fora da quadra, a capacidade de atuar sobre pressão a liderança dentro de quadra e também nos vestiários são apenas alguns exemplos
Sem surpresa, novamente o Heat venceu como a equipe mais experiente da liga com seus jogadores presentes na NBA por mais de 8 anos. O Nets acompanham de perto com 7,8 anos seguidos pelo Knicks com 7 anos.
Por outro lado o que podemos dizer de duas equipes que não possuem nem 3 anos de experiência na NBA? E ainda que uma delas é candidata para voltar aos playoffs, o Pelicans e os Suns são as equipes mais inexperientes da NBA com uma média de 2,8 anos.


Salário

Este é o quesito com maior diferença do maior para o menor, Liderando a folha de pagamento da NBA está o Nets, pagando mais de 100 milhões para seus jogadores, Brooklyn logicamente também possui o maior salário médio, que é de de US $ 6,9 milhões, por jogador. Os Bulls e Knicks também estão acima dos $ 6 milhões por jogador. Isso é mais do que o dobro do que pagam Suns ou 76ers com um pagamento médio de $ 2,8 milhões para o Suns e $ 3,1 milhões para o 76ers!

Nenhum comentário:

Postar um comentário