Google+ TimeOut Brasil: TODOS TEM PARCELA DE CULPA NO FRACASSO DA SELEÇÃO

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

TODOS TEM PARCELA DE CULPA NO FRACASSO DA SELEÇÃO


Dois dias após o vexame da eliminação da primeira fase da Copa América, acho que de cabeça fria podemos dizer algumas causas desta eliminação. Todos tem sua parcela de culpa.


RUBEN MAGNANO:
Pela primeira vez Magnano tem seu trabalho questionado.
O argentino está certo ao declarar que convocação para a seleção é motivo de patriotismo. Falou também que na Argentina não houve nenhuma recusa aos seus chamados. Mas Nenê, Leandrinho, Marquinho, Anderson Varejão de fato estavam contundidos. Tiago Splliter vêm servindo por 11 anos consecutivos. Faverani e Lucas Nogueira resolviam suas situações em seus clubes. Acho que convocou a melhor seleção que podia no momento (em sua visão).
Voltou atirando que quatro jogadores poderiam estar na seleção que jogou em Caracas. Não disse que eram os jogadores e os motivos. Mas iremos aguardar as próximas convocações para sabermos se haverá algumas represálias.
Magnano é ainda a melhor opção que temos. Estamos no meio de um ciclo olímpico. Não há no Brasil, hoje, treinador melhor do que ele. Vou falar da seleção que foi a Caracas mais à frente

CBB:
Carlos Nunes fez muito bem ao declarar que Magnano será o treinador para os Jogos Olímpicos. Opta pela continuidade do projeto. Errou feio ao não estar presente em Caracas (Alegou hoje que estava buscando investidores para o basquete e que iria estar presente na segunda fase). Para azar dele, quem apareceu consolando os jogadores? Grego, que é o presidente da ABASU.
Será este o grande responsável pelo mau momento do basquete brasileiro?
Erra ao criticar os jogadores que não foram pela imprensa, quando deveria se reunir com a comissão, ouvi-los e a partir daí tomar as atitudes.
Sobre convite para o Mundial, declarou que esperaria Janeiro para tomar uma decisão. Ao que parece para se candidatar ao convite, a CBB têm que pagar R$500mil.Mas deve se candidatar.
Nunes também poderia se preocupar em construir um CT para todas as Seleções. Basta ver o exemplo da CBV.
Tem que fortalecer as divisões de base do basquete. Somente a LDB é pouco para garantirmos a renovação da seleção. Espalhar olheiros no país todo (ajudar a realizar competições estaduais e municipais, é dever também da Confederação). Quantos jogadores perdemos com potencial para o basquete e perdemos para o vôlei, por exemplo?

OSCAR SCMIDT E HORTÊNCIA:
Expoentes de uma geração, ambos erram feio em seus conceitos: Hortência, que teve todo apoio da CBB para tentar trazer a seleção feminina de volta aos primeiros lugares e NÃO conseguiu, acho que uma frase resume bem o que pensa: "Um jogador cinco tem que arremessar de três".
Oscar erra em indicar um amigo, Mortari, para o cargo de treinador. Quando Magnano levou o Brasil de volta às Olímpiadas, rasgou elogios ao trabalho do treinador. Quando sabemos que há no Brasil, treinadores em melhor momento que Mortari.

SELEÇÃO QUE FOI A CARACAS:

Talvez só Giovanonni tenha se salvado da mediocridade da seleção. Foi uma seleção mal convocada com pivôs muito lentos, sem os jogadores que não foram, não temos jogadores preparados para a seleção nas posições 2 e 3.
Seleção que passou todo o torneio vivendo de infiltrações dos armadores, ora para arremessar, ora para abrir para as jogadas de três. Nisso Magnano têm muita culpa! Péssimos aproveitamentos nos chutes de dois e três pontos. Sem repertório de jogadas. Tivemos dois Super 4, a Copa Tuto Marchand e os treinos para nos prepararmos.
Seleção que passou falta de vontade, pouca disposição para revertermos a situação e nisso acho que expoentes como Alex Garcia, Huertas e Taylor fugiram da responsabilidade. Nervosismo exagerado dos jogadores e Comissão técnica, enfim, todos têm parcela de culpa.


Espero que todos os responsáveis, dirigentes e jogadores, se acertem e retornem aos trilhos, já que as Olímpiadas estão chegando e pode ser que tenha o Mundial também. Todos ganham com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário