Google+ TimeOut Brasil: LENDAS ETERNAS : SÉRIE - ÍDOLOS DA DÉCADA DE 50

sexta-feira, 12 de julho de 2013

LENDAS ETERNAS : SÉRIE - ÍDOLOS DA DÉCADA DE 50

 
 
Olá amigos, companheiros e leitores do TIMEOUT BRASIL !
Como vocês podem acompanhar semanalmente, estamos trazendo a série ''Ídolos da Década de 50'', porém queremos ressaltar que a apresentação dos jogadores em cada matéria, está sendo realizada de forma cronológica, ou seja, baseada nos primórdios dos tempos da NBA.
Vale ressaltar também, que todos ou a maioria dos jogadores mencionados nas matérias pertencem a um seleto grupo de jogadores que entraram para a história da NBA, por encabeçarem oficialmente a lista dos ''50 maiores jogadores de todos os tempos da NBA''.
No entanto queremos lembrá-los que, se porventura algum jogador ou celebridade que for ou foi apresentado nestas matérias, não estiver relacionado com esta lista dos 50 maiores de todos os tempos, será eventualmente porque seu desempenho e vida profissional foi acima da média dos demais jogadores, e merece total referência e apresentação, por tudo aquilo que representou ao esporte.
Então... para vocês amigos, amantes do basquete e de história, hoje trago a vocês, a vida e o perfil de ''DOLPH SCHAYES''.
 
UM FORTE ABRAÇO...
 

DOLPH SCHAYES 


 
 
Se você acha que big man batendo lance - livre com precisão é coisa recente não está totalmente errado. A moda pegou na década de 80 com caras como Jack Sikma, Bill Laimbeer, Dan Issel, Mike Gminski, entre outros e vem até hoje com Dirk Nowitzki, Yao Ming, Mehmet Okur, Brad Miller, etc. Porém, o que talvez você nem imagine é que o primeiro representante dessa classe foi um atleta lá do comecinho da NBA, um tal de Dolph Schayes.

Adolph Schayes nasceu no dia 19 de maio de 1928, em New York, filho de imigrantes romenos. Seu pai, motorista de caminhão e esportista frustrado, convenceu e apoiou o jovem a praticar basquete na escola em que estudava, DeWitt Clinton, situada no Bronx. Entrou para o time do colégio e jogou até se formar e ir para a Universidade de New York em 1944, com apenas 16 anos. Ao contrário de quase todos os astros da época, Schayes não se destacou pela faculdade. Em 4 anos e 80 jogos atingiu a discreta marca de 10.2 pontos por partida. Apesar da razoável produtividade, o jogador foi disputado por dois times de ligas rivais quando se formou em 1948, então com 19 anos de idade: o New York Knickerbockers, que pertencia à BAA e o Syracuse Nationals, que jogava na NBL. Dolph acabou optando por jogar em Syracuse, time que lhe ofereceu mais dinheiro. Antes de sua primeira temporada, contudo, as duas ligas se fundiriam formando a NBA.
 

 
 
NBA

Contrariando a falta de expectativa em seu jogo, Schayes causou impacto imediato na liga, já aparecendo entre os principais cestinhas desde o primeiro ano e sendo um dos principais reboteiros que a NBA veria enquanto esteve atuando. Chegou, inclusive, à final do campeonato em sua temporada de debute perdendo por 4 jogos a 2 para a máquina comandada por George Mikan, que era o Minneapolis Lakers daquela época.

No ano seguinte o Syracuse caiu mais cedo nos playoffs, mas Schayes liderou a liga em rebotes, na primeira temporada em que a estatística foi computada. Nos campeonatos seguintes o time continuou fazendo boas campanhas, sempre liderado por Dolph, que não parava de evoluir, mas o time dos Lakers era simplesmente melhor e dominou a liga por seis anos dando pouca chance aos rivais. Com a aposentadoria de Mikan o caminho se abriu para as outras esquadras e os Nationals não perderam um só segundo, faturando seu primeiro título na temporada 1954/55, logo após o pivô do Minneapolis se aposentar. Schayes, nos playoffs, teve ótimas médias de 19 pontos (3° melhor) e 12.8 rebotes (1°).
 

 
Schayes, um ala-pivô de 2.03 m e 100 kg, era, digamos, um jogador com finesse, com classe. Apesar de seu tamanho (2.03 m era bastante para a época), tinha ótimo arremesso de fora do garrafão e agilidade para infiltrar e cavar jogadas de 3 pontos. Seu aproveitamento de lances-livres era sensacional (85% na carreira), inclusive liderando a liga em 3 oportunidades. Foi também um dos últimos representantes de jogadores que arremessavam com as duas mãos e com os pés plantados no chão. Os jump shots começariam a dominar as preferências em pouco tempo. Além de tudo era um jogador extremamente resistente, chegando a participar de 764 partidas seguidas, do dia 17 de fevereiro de 1952 até 27 de dezembro de 1961.
 
Dolph manteve o bom ritmo na carreira jogando em alto nível pelo menos até os 32 anos, quando começou a encarar contusões e jogar poucos minutos em suas últimas temporadas. Jogou a vida inteira pelo Syracuse Nationals e estava lá quando a franquia se mudou para Philadelphia em 1963 formando o 76ers, totalizando 15 anos de serviços prestados. Neste último ano dividiu suas funções de jogador com a de técnico, ficando no comando da equipe até a temporada 1965/66, na qual ganhou inclusive o prêmio de Técnico do Ano. Porém, após fraca exibição contra os Celtics nos playoffs, foi demitido. É a maldição do prêmio agindo desde os primórdios.
 
Schayes participou de 12 All-Star Games, foi eleito para o time ideal da liga 6 vezes (1952-1955, 1957-1958) e para o segundo time ideal da liga também em 6 oportunidades. Terminou a carreira com 18.5 pontos e 12.1 rebotes por embate e foi nomeado um dos 50 melhores jogadores da história da NBA.
 
Dolph Schayes continua vivo e teve quatro filhos com sua mulher Naomi Gross. Um deles foi o também jogador de basquete Danny Schayes, que em quase 20 anos de carreira não obteve maiores destaques. Ah, Danny era pivô e poderia entrar tranquilamente naquela listinha do primeiro parágrafo, pois com pouco mais de 80% de aproveitamento, poucos pivôs o superaram nesse quesito. Pelo menos nisso, filho de peixe, peixinho foi.
 
 

Prêmios

12x NBA All-Star (1951-1962)
6x All-NBA First Team (1952-1955, 1957-58)
6x All-NBA Second Team (1950-1951, 1956,1959-61)
Campeão da NBA em 1955
NBA Coach of the Year (1966)
Naismith Memorial Basketball Hall of famer (1972)
NBA’s 50th Anniversary All-Time Team
NBA equipe do aniversário de 25 anos (1970)
Haggerty Award (1948)


 

Dados

Posição/Camisa: Pivô / 4
Altura / Peso: 2,01 m / 88 kg
Data e local de nascimento: 19 de maio de 1928, New York.
Anos na NBA: 1948-1964
NBA Draft: 1948 / Rodada: 1 / Escolha: 4
High School: DeWitt Clinton (Bronx, New York)
College: NYU (1944-1948)
Times: Syracuse Nationals/Philadelphia 76ers (1948-1964)
Médias: 18,5 pontos, 12,1 rebotes, 3,1 assistências
Totais: 19.247 pontos, 11.256 rebotes, 3.072 assistências
 
 
FONTE: THE CLASSIC NBA
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário