Google+ TimeOut Brasil: PAUL PIERCE OU JEFF GREEN?

quinta-feira, 30 de maio de 2013

PAUL PIERCE OU JEFF GREEN?

Pierce e Green, seria esse o momento de mudanças?
EXEMPLO DA TEMPORADA PASSADA

Na temporada passada, após muitas dificuldades e seguidas péssimas atuações de Ray Allen, Doc Rivers viu em Avery Bradley uma melhor opção para iníciar as partidas, decisão um tanto quanto contestada na época, afinal, estava colocando no banco o melhor chutador de 3pts da história da NBA, jogador que participou de 10 jogos das estrelas, sendo o último, no ano anterior, mas a irregularidade de Allen e a melhora evidente da equipe, principalmente na parte defensiva fizeram muitos darem razão a Doc no fim das contas. Posteriormente, Bradley sofreu uma lesão, que o tirou do restante dos jogos do Celtics, fato que inclusive foi apontado por alguns, como o principal motivo do Celtics não ter chegado as Finais da NBA, Allen por sua vez foi muito mal nas Finais do Leste, porém, existia a informação que estaria jogando lesionado, no fim das contas, o Celtics parou no quase,  ou em  grandes atuações de LeBron James,  como queiram. Alias, Bosh que retornou de lesão no jogo 5, também foi fundamental na virada de Miami, não posso ser injusto.

Bradley é hoje, fundamental defensivamente para Boston
O fato é, ninguém vai ver em Bradley um jogador melhor do que Allen, provavelmente nunca chegara perto disso, e o mesmo vale para Jeff Green comparado a Paul Pierce, porém a NBA hoje é essencialmente física, os jogadores em sua grande maioria, são incríveis atletas e apesar do talento continuar valendo ouro, somente com ele não é mais possível se destacar, pelo menos não a ponto de carregar uma franquia ao título, como os 3, saudáveis, fizeram a cinco temporadas atrás.

MUDANÇA DE PAPÉIS

O que quero dizer com tudo isso, é o seguinte:

Talvez para Boston e até mesmo para Pierce, o melhor caminho seja mesmo uma mudança de papeis no elenco, temos vários exemplos de que, se bem utilizados, jogadores experientes, mesmo sem a mesma intensidade e tempo de quadra de antes, conseguem ser eficientes e são fundamentais para o sucesso do seu time, Tim Duncan é um ótimo e atual exemplo disso. Sei que é difícil imaginar o jogador mais importante dos últimos 20 anos da franquia, assumindo um papel secundário na equipe e isso dependerá muito do trabalho do técnico, já que Doc, não costuma dar muitos minutos a jogadores jovens e foi muito contestado por algumas escolhas que fez essa temporada, mas o fato é, Green evoluiu muito durante a temporada, fez algumas ótimas partidas, foi peça importante na pós-temporada e mostrou estar saudável depois de perder a temporada passada por conta de uma cirurgia cardíaca. Enquanto Pierce, forçado a jogar média de 42 minutos nos Playoffs, mostrou claramente que não tem mais condições para isso, cometeu mais de 5 erros por jogo, arremessou muito mal, e foi obrigado, muitas vezes, a fazer a função de armador na ausência de Rondo, na realidade, deu pena de vê-lo naquela situação, tudo isso, enquanto Rivers deixou Courtney Lee no banco, como eu disse, o técnico será fundamental para que essa mudança de certo.

Courtney Lee surpreendentemente pouco utilizado por Doc Rivers nos Playoffs, junto de Bradley fez uma ótima dupla defendendo o perímetro na parte final da temporada regular.
MONTAGEM DE ELENCO

Circulam boatos de que Danny Ainge(GM do Celtics), estaria pensando em “se livrar” de Pierce e o seu alto salário, e assim, conseguir em troca jogadores mais jovens e que possam construir o futuro da franquia. Algo que eu acho difícil de acontecer, a menos que apareça uma opção extremamente vantajosa. 

Caso Pierce saia, é bem provável que Garnett se aposente, e isso é algo que seria péssimo tanto para os jogadores, quanto para Boston, tantas mudanças, certamente fariam da próxima temporada, uma temporada muito complicada, além de que, Rivers e Rondo não gostariam que isso ocorresse. 

Algo que me deixou em dúvida, foi a grande atenção que Ainge está dando para Armadores nesse Draft, está claro que Rondo precisa de um bom reserva, mas pra mim, isso talvez pode significar duas coisas, pretende manter Garnett improvisado como Center ou Boston irá atrás de algum jogador da posição 5 no mercado, e isso pode significar uma negociação envolvendo Pierce. Não sabemos o que se passa na cabeça deles, porém, existem milhões de possibilidades diferentes e que não façam PP e KG saírem, que pelos motivos citados, penso que não seria o melhor caminho.


Bass vai receber quase 7 milhões na próxima temporada, será que vale tudo isso?
Lembrando que o Celtics vai gastar 6,750,000 com o Brandon Bass na próxima temporada, não vou entrar no mérito das qualidades do jogador, mas o fato é, esse dinheiro poderia ser melhor utilizado, e ainda pode, também é bom chamar atenção pro caso do Curtney Lee que recebeu 5,000,000 e praticamente não foi utilizado nos jogos decisivos.




CONCLUSÃO



Penso que o melhor caminho para o Celtics nessa próxima temporada, é manter Paul Pierce e Kevin Garnett no elenco, devemos apostar em Rondo, Green, Sullinger e Bradley. Doc precisa utilizar mais e melhor jogadores como o Courtney Lee, talvez Fab Melo e o Rookie, e principalmente, torcer para que Ainge faça um bom trabalho no Draft, em trocas, e que consiga fazer adições importantes ao elenco com os jogadores disponíveis no mercado, para que ai sim, com folego e sem exageros, os dois façam valer a experiência e o talento que possuem, e dessa forma, devemos ir longe mais uma vez.




Nenhum comentário:

Postar um comentário