Google+ TimeOut Brasil: COLUNA LENDAS ETERNAS: EARVIN MAGIC JONHSON

sexta-feira, 31 de maio de 2013

COLUNA LENDAS ETERNAS: EARVIN MAGIC JONHSON


Informações Pessoais
Nome Completo: Earvin Jonhson Jr.
Data de nasc:  14 de agosto de 1959 (53 anos)
Local de nasc: Lansing, Michigan, Estados Unidos

Altura: 2,06 m
Posição: Armador, Ala (PG,SG E SF)
Clubes Colegiais: Universidade Estadual de Michigan
Clubes Profissionais: Los Angeles Lakers
Earvin "Magic" Johnson Jr. (Lansing, 14 de agosto de 1959) é um

ex-
basquetebolista norte-americano que atuou como armador pelo Los Angeles Lakers na National Basketball Association (NBA). Johnson é considerado o maior armador da história da NBA, tendo conquistado cinco vezes o título da liga e sido eleito, em três temporadas, seu melhor jogador. Sua passagem pela NBA ficou eternizada com sua inclusão na lista de 50 Maiores Jogadores da História da NBA e pela sua indução no Basketball Hall of Fame. Johnson aposentou-se abruptamente em 1991, após anunciar que havia contraído o VIH, mas retornou para a disputa do Jogo das Estrelas, recebendo o prêmio de Jogador Mais Valioso da partida. Após protestos de seus companheiros de esporte acerca de sua condição, ele se aposentou novamente por quatro anos antes de retornar em 1996, aos 36 anos, para disputar mais 32 jogos pelos Lakers antes de se aposentar pela terceira e última vez.
Magic disputou basquete universitário pela Universidade Estadual de Michigan, conduzindo sua equipe ao título da Primeira Divisão da NCAA em 1979. Ingressou na NBA naquele ano, sendo selecionado pelo Los Angeles Lakers com a primeira escolha geral do draft. Em sua primeira temporada, Johnson conquistou seu primeiro título e tornou-se o primeiro novato a conquistar o prêmio de Jogador Mais Valioso das Finais da NBA. Sua performance no sexto jogo da série final, onde foi improvisado em diferentes posições, é considerada uma das maiores da história da liga. "Johnson redefiniu a esfera tradicional de posição porque ele podia ser excelente em qualquer fase do jogo", afirma o seu perfil no website do Hall da Fama do Basquete.
Dentre os feitos de sua vitoriosa carreira constam três prêmios de Jogador Mais Valioso da NBA, três prêmios de Jogador Mais Valioso das Finais da NBA, nove aparições em finais da NBA, doze participações no Jogo das Estrelas, dois prêmios de Jogador Mais Valioso do Jogo das Estrelas e dez seleções para o Melhor Quinteto da NBA. Johnson liderou a liga em média de assistências seis vezes e é o jogador com a maior média de assistências por jogo da história da NBA, com 11.2. Ele foi, também, um membro do "Dream Team" que conquistou os Jogos Olímpicos de 1992.
Após sua aposentadoria, Magic tornou-se um porta-voz do sexo seguro e da prevenção contra o HIV e a AIDS. Em 1991, ele criou a Fundação Magic Johnson, que busca auxiliar as pessoas no combate à doença. Ademais, Earvin exerce atividade empresarial através das Empresas Magic Johnson, onde investe em diversos ramos de negócios e, também, realiza ações filantrópicas. Ele integrou o grupo que adquiriu a equipe de beisebol Los Angeles Dodgers, em 2012. Johnson também atua como comentarista no programa televisivo NBA Countdown, da rede norte-americana ABC.

Carreira universitária

Após uma carreira de sucesso no ensino médio, Johnson foi sondado por inúmeras universidades norte-americanas para disputar a liga universitária de basquete, mas preferia jogar mais próximo de casa; sua decisão final ficou entre a Universidade de Michigan e a Universidade do Estado de Michigan. Ele optou por esta última por dois motivos: nesta, ele poderia atuar em sua posição de origem, enquanto naquela ele corria o risco de não ser titular por conta dos talentos já presentes na equipe.
Johnson não tencionava seguir carreira profissional no basquete. Tendo o sonho de atuar como comentarista televisivo, ele preferiu por se concentrar em seu curso de comunicação. Todavia, em seu primeiro ano na universidade, ele alcançou médias de 17.0 pontos, 7.9 rebotes e 7.4 assistências por jogo, conduzindo os "Espartanos" (apelido da equipe) ao seu melhor desempenho em 11 anos, com uma série de 25—5 que levou aquele time ao título da Big Ten Conference e ao torneio da primeira divisão da NCAA em 1978. A competição durou 16 dias e os Espartanos chegaram à final da região do médio-oriente, mas foram derrotados para a Universidade de Kentucky por 52 a 49. Sua exibição no jogo decisivo foi, no mínimo, discreta: ele esteve em quadra por 39 minutos e acertou somente dois arremessos em 10 tentativas. Foram seis pontos, cinco assistências, quatro rebotes e dois roubos de bola, contrastando com quatro faltas cometidas e seis erros, maior número da partida. Todavia, o desempenho de Johnson em sua primeira temporada lhe rendeu o prêmio de Calouro do Ano da conferência Big Ten e, também, sua inclusão no Melhor Time desta.
Antes do início da temporada de 1978-79, Earvin estampou a capa da revista Sports Ilustraded, trajando um smoking e, ao seu lado, o título "O super segundanista". Com a temporada em andamento, a Estadual de Michigan, novamente, qualificou-se para a primeira divisão da NCAA. Desta vez, os Espartanos chegaram ao campeonato da primeira divisão e alcançaram a final. O adversário do último confronto era a Universidade de Indiana, comandada por Larry Bird. Naquele que foi um dos jogos de basquete universitário mais assistido de todos os tempos,a Estadual de Michigan venceu a Universidade de Indiana por 75 a 64 e conquistou o título da NCAA. Johnson marcou 24 pontos, pegou sete rebotes e distribuiu cinco assistências, recebendo o prêmio de Melhor Jogador do Final Four (a série dos quatro jogos finais). Bird, por sua vez, marcou 19 pontos (embora tenha acertado apenas 7 de 21 arremessos), pegou 13 rebotes e distribuiu duas assistências, naquele que seria o primeiro encontro de uma rivalidade que se estenderia anos.
Aquele foi o último ano de Earvin na universidade: aos 20 anos, ele optou por declarar-se elegível para o draft de 1979 e deixou a Estadual de Michigan após dois anos, tendo obtido, pelos "Espartanos", médias de 17.1 pontos, 7.6 rebotes e 7.9 assistências por jogo.




SEASONS
GP
FG%
FT%
RPG
APG
PPG
1977-78 Michigan State
30
45.8
78.5
7.9
7.4
17.0
1978-79 Michigan State
32
46.8
84.2
7.3
8.4
17.1
DIV I Totals
62
46.3
81.6
7.6
7.9
17.0

Carreira na NBA


Temporada de novato (1979—80)

Johnson foi draftado pelo Los Angeles Lakers com a primeira escolha geral do draft de 1979. Para ele, o "mais incrível" em ir para o Lakers foi a oportunidade de jogar junto do pivô Kareem Abdul-Jabbar, que viria a se tornar o maior pontuador da história da NBA. Apesar de Jabbar ter estabelecido um domínio sobre os demais pivôs da liga, ele não havia conseguido ganhar um campeonato com os Lakers, e esperava-se que Johnson pudesse ajudá-lo a alcançar esse objetivo.Durante a temporada regular, Earvin apresentou médias de 18.0 pontos, 7.7 rebotes e 7.3 assistências por jogo, sendo selecionado para o Melhor Quinteto de Revelações da NBA e foi votado como titular do Jogo das Estrelas da NBA — a Revelação do Ano foi justamente Larry Bird, do Boston Celtics, com quem Earvin havia estabelecido uma rivalidade durante a universidade.
Os Lakers apresentaram uma série de 60—22 durante a temporada regular e chegaram às finais da NBA de 1980, na qual enfrentaram o Philadelphia 76ers, comandado pelo ala Julius Erving. Nos cinco primeiros jogos da série final, os Lakers abriram 3—2. Porém, Abdul-Jabbar (que estava com médias de 33 pontos por jogo durante a série final) torceu o joelho e ficou impossibilitado de atuar no jogo 6. Paul Westhead, técnico dos Lakers, optou por escalar Johnson como pivô. Ele marcou 42 pontos, pegou 15 rebotes, distribuiu sete assistências e roubou três bolas na vitória por 123 a 107 dos Lakers, atuando como armador, ala e pivô em diferentes momentos do jogo. Earvin tornou-se o primeiro novato da história da NBA a receber o prêmio de Jogador Mais Valioso das Finais, e sua performance no jogo 6 é considerada uma das maiores da história da liga. Ele também se tornou um dos quatro jogadores a conquistarem títulos da NCAA e da NBA em anos consecutivos.

 


Altos e baixos (1980—1983)

Earvin sofreu uma grave lesão na cartilagem de seu joelho, ainda no início da sua segunda temporada na NBA, que lhe custou quatro meses de recuperação.Ao todo, Johnson esteve de fora de 45 partidas. Com uma série de 54—28, o Los Angeles Lakers caiu ainda na primeira série dos playoffs, perdendo para o Houston Rockets por 2 a 1. No jogo 3 da série, Earvin desperdiçou o último arremesso dos Lakers, arremessando uma air ball (quando a bola sequer toca o aro). Para Pat Riley, então técnico-assistente da equipe, o retorno de Johnson tornou os Lakers uma "equipe dividida".Escreveu J. Chris Roselius,
"Johnson foi responsabilizado pela saída precoce dos playoffs. Seu retorno à equipe em Fevereiro forçou o time a realizar mudanças abruptas. Norm Nixon foi de ala-armador para armador e, então, de volta para ala-armador, e Nixon disse que a troca de posições prejudicou o seu jogo. Houve rumores de que os jogadores estavam irritados com a atenção recebida por Johnson durante o seu retorno após a lesão no joelho, que feriu a química do time.
Durante as férias, Johnson assinou um contrato de 25 anos com os Lakers, avaliado em 25 milhões de dólares, naquele que se tornou o contrato mais valioso da história dos esportes até então. No início da temporada de 1981-82, Earvin entrou em rota de colisão com o técnico Paul Westhead, afirmando que ele tornava a equipe "lenta" e "previsível". O ápice da disputa ocorreu quando Johnson requisitou ser trocado; Jerry Buss, dono da franquia, optou pela demissão de Westhead e efetivou Pat Riley como técnico principal. Earvin negou que tenha influenciado na saída de Westhead; porém, ele passou a receber vaias ao redor da liga, até mesmo dos próprios fãs dos Lakers.Em seu primeiro jogo após a demissão de Westhead, Johnson disse, "Eu sei que eu vou ser vaiado, mas eu tenho de lidar com isso. Enquanto eu souber, em meu coração, que eu não tentei demitir [Westhead], eu consigo lidar com isso."Apesar das questões extra-quadra, Johnson teve médias de 18.6 pontos, 9.6 rebotes, 9.5 assistências e 2.7 roubadas de bola (maior média da liga) por jogo, sendo votado para o segundo Melhor Quinteto da NBA. Naquela temporada, ele se juntou a Wilt Chamberlain e Oscar Robertson como os únicos jogadores da NBA a alcançarem 700 pontos, rebotes e assistências na mesma temporada.Os Lakers passaram pelos playoffs sem acumularem nenhuma derrota e, pela segunda vez em três anos, encararam os Sixers nas finais. Os Lakers venceram os Sixers por 4 a 2, com direito a um triplo-duplo de Johnson no sexto jogo, com 13 pontos, 13 rebotes e 13 assistências.Com médias de 16.2 pontos em 53.3% de aproveitamento de arremessos, 10.8 rebotes, 8.0 assistências e 2.5 roubadas de bola por jogo na série final, Earvin recebeu, pela segunda vez em três anos na NBA, o prêmio de Jogador Mais Valioso das Finais. Posteriormente, ele viria a afirmar que aquela foi a temporada na qual os Lakers se tornaram um grande time, creditando o sucesso da equipe à Riley.
Na temporada de 1982-83, Johnson teve médias de 16.8 pontos, 10.5 assistências e 8.6 rebotes por jogo, recebendo a sua primeira nomeação para o Melhor Quinteto da NBA. Os Lakers fizeram uma série de 58—24 e chegaram às finais onde, pela terceira vez, enfrentaram os Sixers que, além de Julius Erving, também contavam com o pivô Moses Malone. Com Norm Nixon, James Worthy e Bob McAdoo prejudicados por lesões, os Lakers foram uma presa fácil para os Sixers, que conquistaram o título da temporada por 4 a 0, com Malone recebendo o prêmio de MVP das finais. Johnson teve médias de 19.0 pontos em 40.3% de aproveitamento de arremessos, 12.5 assistências e 7.8 rebotes por jogo durante a série final.

Batalhas contra os Celtics (1983—1987)

Em sua quinta temporada, Johnson apresentou médias de 17.6 pontos, 13.1 assistências e 7.3 rebotes por jogo. Os Lakers chegaram às finais pelo terceiro ano consecutivo, contra o Boston Celtics de Larry Bird. Foi o primeiro encontro de Johnson e Bird em uma pós-temporada. Os Lakers venceram o primeiro jogo; no segundo, porém, a equipe liderava o placar por dois pontos a 18 segundos do fim quando Gerald Henderson empatou a partida. Earvin não conseguiu arremessar antes da sirene final e os Lakers perderam por 124 a 121 na prorrogação. Ele respondeu com 21 assistências na vitória por 137 a 104 no terceiro jogo, mas, novamente, cometeu erros cruciais no jogo 4: no minuto final, ele perdeu uma bola para o pivô Robert Parish e, depois, desperdiçou dois lances-livres que poderiam ter dado a vitória aos Lakers; os Celtics venceram, novamente na prorrogação. A série final foi até o sétimo jogo: no minuto final, os Lakers perdiam por três pontos quando Johnson teve a bola roubada por Dennis Johnson, em uma jogada que determinou o fim da série. Larry Bird, MVP da temporada regular, também foi eleito o MVP das finais. Johnson teve médias de 18.0 pontos em 56.0% de aproveitamento de arremessos, 13.6 assistências e 6.6 rebotes por jogo na série final. Posteriormente, ele viria a descrever a série como "o campeonato que devíamos ter vencido, mas não conseguimos." Tendo recebido parte da culpa pela derrota, Johnson disse,
"Eu me sentei quando [o jogo] havia acabado e pensei, 'Cara, nós perdemos uma das maiores séries de playoff de todos os tempos, não perdemos?' Esta foi uma das maiores [pós-temporadas] da história. Porém, tudo que você lê é sobre o quão mal eu fui."

Durante a temporada regular de 1984-85, Johnson teve médias de 18.3 pontos, 12.6 assistências e 6.2 rebotes por jogo e, novamente, conduziu os Lakers às finais; novamente, contra os Celtics. O primeiro jogo da série colocou a franquia de Larry Bird na posição de favoritos ao título: os Celtics marcaram 148 pontos, estabelecendo um recorde de pontos marcados em um único jogo de final. Abdul-Jabbar, então com 38 anos, emergiu com 30 pontos e 17 rebotes no segundo jogo e outros 36 pontos no quinto confronto para colocar os Lakers em uma vantagem de 3 a 2. No sexto jogo, os Lakers venceram os Celtics por 111 a 100 e conquistaram o título. Foi a primeira vez que os Lakers venceram um de seus maiores rivais em uma série final da NBA. Johnson apresentou médias de 18.3 pontos em 49.4% de aproveitamento de arremessos, com 14.0 assistências e 6.8 rebotes por jogo. Tanto ele quanto Abdul-Jabbar (eleito MVP das finais) viriam a declarar que aquela série final foi o ponto alto de suas carreiras.
Earvin, novamente, apresentou um duplo-duplo de médias na temporada regular de 1985-86, com 18.8 pontos, 12.6 assistências e 5.9 rebotes por jogo.Os Lakers avançaram às finais da Conferência Oeste, mas não conseguiram superar o Houston Rockets, que viriam a perder para o Boston Celtics na grande final. Após a derrota para os Rockets, Pat Riley, técnico dos Lakers, assumiu que o ataque de seu time deveria deixar de se concentrar somente em Abdul-Jabbar, que já se aproximava dos 40 anos. O foco passaria a ser Johnson. Nas palavras do armador,
"De alguma forma, eu sabia que ia acontecer. Mas eu não sabia como isso seria comunicado, e eu não sabia se seria aceito. Eu sabia que tinha de começar comigo. Eu tinha de mostrar a todos que eu estava pronto. Eu tinha de ser um exemplo de que eu faria o que quer que fosse preciso para nos tornarmos vencedores."
Johnson e Abdul-Jabbar passaram a treinar juntos para aprimorar a finalização do armador, com o pivô ensinando-lhe o seu sky hook, sua marca característica. Na temporada de 1986-87, Earvin teve médias de 23.9 pontos (a maior de sua carreira), 12.2 assistências (a maior da liga) e 6.3 rebotes por jogo e, pela primeira vez em sua carreira, recebeu o prêmio de Jogador Mais Valioso da temporada regular. Nos três anos anteriores, o MVP havia sido Larry Bird. "Eu não queria deixar [a liga] com Larry tendo três e eu nenhum", declarou o armador. Pelo terceiro ano consecutivo, os Lakers enfrentaram os Celtics nas finais da NBA. No quarto jogo da série, Johnson recebeu um passe longe da cesta e infiltrou-se no garrafão. Sob a marcação de Robert Parish e Kevin McHale, Johnson desferiu o sky hook ensinado por Kareem e deu a vitória aos Lakers a dois segundos do fim. Magic batizou aquele lance de "meu júnior, júnior, júnior sky-hook", enquanto Larry Bird afirmou que "Você espera perder com um sky-hook. Mas você não espera que ele venha do Magic." Os Lakers venceram os Celtics em seis jogos e Earvin recebeu o seu terceiro prêmio de MVP das finais,apresentando médias de 26.2 pontos em 54.1% de aproveitamento de arremessos, 13.0 assistências, 8.0 rebotes e 2.3 roubadas de bola por jogo.

Bicampeonato e queda (1987—1991)

Antes do início da temporada de 1987-88, Pat Riley prometeu publicamente que os Lakers iriam buscar o bicampeonato, ainda que nenhum time tivesse conseguido vencer a liga duas vezes seguidas desde os Celtics, em 1969.Johnson teve outra temporada produtiva, com médias de 19.6 pontos, 11.9 assistências e 6.2 rebotes por jogo.Os Lakers não tiveram vida fácil nos playoffs: passaram por San Antonio Spurs por 3 a 0, mas precisaram de sete jogos para vencerem Utah Jazz e Dallas Mavericks por 4 a 3 e chegarem à série decisiva contra o Detroit Pistons de Isiah Thomas e os "Bad Boys" (apelido dado por conta do seu intenso jogo físico).60 Antes do início do primeiro jogo da final, Johnson e Thomas se cumprimentaram com beijos na bochecha, no que eles chamaram de uma "demonstração de amor fraternal".  Após um empate em 3 a 3 nos seis primeiros jogos, James Worthy emergiu no jogo decisivo com 36 pontos, 16 rebotes e 10 assistências, conduzindo os Lakers a uma vitória por 108 a 105 e recebendo o prêmio de MVP das finais.63 Johnson teve médias de 21.1 pontos em 55.0% de aproveitamento de arremessos, 13.0 assistências e 5.7 rebotes por jogo.64 Aquele foi o quinto e último título da NBA em sua carreira. Para Johnson, aquela
"(...) foi a temporada mais difícil, não porque nós fomos a sete jogos três vezes. Jogar contra Isiah em um campeonato é provavelmente a coisa mais difícil que eu já tive de fazer — tentando ficar longe um do outro, tentando não ser amigos. Essa é a coisa mais difícil pela qual eu já passei (...)"
Na temporada seguinte, Earvin apresentou médias de 22.5 pontos, 12.8 assistências e 7.9 rebotes por jogo, números que lhe renderam o seu segundo prêmio de MVP da temporada regular. Novamente, os Lakers chegaram às finais onde, novamente, enfrentariam os Pistons. Entretanto, Johnson sofreu uma lesão na coxa ainda no segundo jogo da série final e os Pistons conquistaram o título após vencerem os quatro primeiros jogos.
A temporada de 1989-90 foi a primeira de Earvin sem a companhia de Abdul-Jabbar, agora aposentado. Johnson teve médias de 22.3 pontos, 11.5 assistências e 6.6 rebotes por jogo e recebeu o seu terceiro prêmio de MVP da temporada regular. Todavia, os Lakers caíram para o Phoenix Suns nas semifinais de conferência em seu pior desempenho nos playoffs em nove anos. Na temporada seguinte, a franquia retornou às finais com um desempenho de 19.4 pontos, 12.5 assistências e 7.0 rebotes por jogo de Johnson durante a temporada regular. O adversário era o Chicago Bulls de Michael Jordan, considerado o maior jogador da história do esporte. Embora a série tivesse sido retratada como "Johnson contra Jordan", o responsável por marcar Earvin foi o ala Scottie Pippen. Apesar de Johnson ter conseguido dois triplos-duplos na série final, Jordan, eleito MVP das finais, conduziu os Bulls ao título por 4 a 1. Johnson apresentou médias de 18.6 pontos em 43.1% de aproveitamento de arremessos, 12.4 assistências e 8.0 rebotes por jogo, naquela que viria a ser a última série de finais de sua carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário