Google+ TimeOut Brasil: ENTREVISTA TIMEOUT BRASIL: LUCIANO DE SOUZA MATÃO

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

ENTREVISTA TIMEOUT BRASIL: LUCIANO DE SOUZA MATÃO




Seguindo a continuidade de entrevistas do blog ,entrevistamos um dos jogadores  que foram destaque na campanha do título da super-copa Brasil pelo Fluminense , o Ala- Pivô ,exímio arremessador Luciano Matão ,que   disputou campeonatos universitários nos Estados Unidos ,foi campeão e jogou contra jogadores que hoje estão na NBA.Hoje está em um projeto novo na Equipe do Bira Lajeado /RJ .
Confiram :


Nome:Luciano Ferreira de Souza Junior ( Matão)
Nascimento: 29/12/1986
Altura: 2,02 m
Posição: Ala- pivô

1- Times que você já atuou ?

Matão :Uniara (Araraquara), South Plans College (Texas), The Vandals (Idaho), Assis Basket (Assis), Liga Sorocabana (Sorocaba), Anapolis (Goias), Club Atletico Plaza (Uruguai), Campo Mourao (Parana), Lins Basket (Lins), Fluminense (Rio de Janeiro), Jacarei ABJ (Jacarei) e atualmente em Lajeado (Rio Grande do Sul).

2- Como foi defender um time de camisa ,como foi o Fluminense?

Defender a equipe do Fluminense foi uma experiência fantástica, eu não sabia como seria fazer parte de um clube onde já existia um esporte predominante que é o futebol, mas ao jogar vestindo aquela camisa eu me senti parte não só do basket mas sim de toda aquela estrutura, a torcida compareceu, torceu, gritou, vibrou, nunca irei esquecer o calor daquela torcida.

3-- Você esperava que o time não conseguisse verba para disputar a NBB? 
Infelizmente eu não esperava que isso iria acontecer, ate por que eu ja estava praticamente fechado com o Fluminense, esse foi ate uns dos motivos que não me preocupei em procurar uma outra equipe pra disputar o NBB, eu queria muito defender novamente essa equipe.

4-Você disputou a NBB,com Assis por uma temporada .como foi essa experiência ?

. Disputar o NBB por Assis foi algo que me ajudou muito a enxergar o tanto que eu precisava amadurecer como pessoa e profissional, sou grato ate hoje por Assis Basket ter me dado uma oportunidade de jogar o NBB por eles.

5-Qual é a sua opinião sobre a falta de patrocínio no Basquete Brasileiro ,que faz com que vários projetos das equipes acabem não se realizando ?
 Eu penso que essa falta de patrocínio ocorre muito pela falta de planejamento, algumas equipes ate conseguem entrar em campeonato, mas como não existiu um plano de  para que conseguissem continuar o projeto, acabam sendo desmontado antes de terem uma chance.

6-Qual deve ser o próximo passo para a evolução do Novo Basquete Brasil?

Acredito que para o NBB evoluir precisaria apostar mais em seus atletas nacionais, não tenho nada contra os estrangeiros virem jogar no Brasil, ate por que eu ja fui para o exterior. Estou tentando dizer que no Brasil varias vezes os Treinadores acreditam que a solução seria um estrangeiro quando que tem muito jogador com muito talento no Brasil, que muitos tiveram que para ou estaram parando de jogar por que não conseguiram uma oportunidade em equipes estruturadas.

7 -Você ainda tem alguma pretensão em jogar na Euroleague ou em outra liga fora do país?
 No momento ainda penso em jogar o NBB, infelizmente todas as equipes ja estão formadas, mas ainda acredito que va aparecer uma oportunidade, ai depois quem sabe ir jogar na Europa.
8--Qual o maior ensinamento que vc teve com sua passagem pelo basquete universitário americano?

Tive a oportunidade de aprender a língua, a qual futuramente pode me ajudar a conseguir um espaço de trabalho dentro ou fora do país. 
Estando no país do basket aprendi muito com meus ex-treinadores e ex-companheiros de equipe, fui muito feliz jogando pela equipe de South Plans fomos campeões nacional um titulo inedito pra minha carreira que irei levar com muito carinho pra toda minha vida.
9- Existe alguém da NBA atualmente com quem você atuou no universitário ?
  Consegui jogar contra alguns atletas que hoje estão na NBA, um deles é o Klay Thompson que defende o Golden State jogamos contra algumas vezes quando estava em Idaho,
Paul George, joguei 2 anos contra ele quando ele estava em Fresno State e o
Vitor Faverani atualmente defendendo o Boston Celtics tivw o prazer em jogar com ele em Araraquara, continuamos amigos ate os dias de hoje.
10-Você acompanha a NBA? Qual time você torcer  e quais  jogadores ,você mais gosta de assistir? 
Costumo assistir quando eles estão nos Play Offs por que é quando eles realmente jogam com mais garra, vontade e foco. Meu time favorito é o San Antonio Spurs, e o jogador que gosto de ver 
jogando é o Emanuel David Ginobili (Manu Ginobili). 
11-O que você acha que a vinda de alguns jogos da NBA para o Brasil pode contribuiu para o esporte nacional? 
 Isso ira trazer uma visibilidade positiva e negativa para o Basket Nacional. Positiva pelo fato da visibilidade, muito outros paises iram prestar mais atenção no basquete brasileiro. Negativa porque creio eu que isso tambem podera ofuscar alguns de nossos atletas.  
12- O que você acha que mais contribuiu para o fracasso Brasileiro na Copa América? 
  Infelizmente alguns atletas não puderam participar, e acredito que isso foi um fator fundamental porque eles são jogadores que que poderiam ter feito a diferença por serem mais experientes, por estarem jogando no melhor basquete  do mundo. 
13- Quais são os planos do seu novo time o BIRA Lajeado (RS)?

Meus planos aqui no Bira Lajeado é ajudar a equipe a conquistar o titulo do campeonato gaúcho, depois quem sabe assinar um contrato a longo prazo e ficar por aqui por um bom tempo!!
Junior Ferreira  - Brooklyn Nets Brasil




Nenhum comentário:

Postar um comentário