Google+ TimeOut Brasil: LENDAS ETERNAS : SÉRIE - ÍDOLOS DA DÉCADA DE 50

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

LENDAS ETERNAS : SÉRIE - ÍDOLOS DA DÉCADA DE 50


Olá amigos, companheiros, admiradores e leitores do Timeout Brasil !
É com enorme satisfação que nesta semana apresento uma super-matéria de uma lenda épica. Esta matéria especialíssima trata-se do maior vencedor da história da NBA, o verdadeiro ''SENHOR DOS ANÉIS'': O MITO, RECORDISTA E INESQUECÍVEL: BILL RUSSEL.

Trazê-lo neste post e falar de suas glórias e conquistas seria basicamente fácil, porém fui mais além, trouxe até vocês o HOMEM RUSSEL, sua vida, sua majestosa trajetória ao sucesso, seus desafios e personagens que construíram uma fantástica história que jamais será esquecida.
Com vocês um dos jogadores top 10 do mundo, sua vida e sua história, aqui no LENDAS ETERNAS.
UM FORTE ABRAÇO...

BILL RUSSEL

William ''Bill'' Russell Fenton nasceu em Monroe, Louisiana, em 12 de fevereiro de 1934, durante os anos da Grande Depressão.
Nasceu em uma família trabalhadora unida em Monroe, Louisiana. Bill sofreu pequenas atrocidades reais contra ele e sua família por ser "negro", "Meu pai foi para um posto de gasolina para encher o tanque para nos levar para a igreja", diz ele, "e tivemos que esperar por mais de três horas para todas as pessoas brancas encher seus tanques de gasolina, e então ele iria ser atendido, disse o proprietário. Meu pai estava com pressa e queria ir embora, mas o proprietário do posto de gasolina pegou uma espingarda e queria acertar sua cabeça com ela, como ele disse que não iria a qualquer lugar, teria que esperar a sua vez. " Isso foi duro, muito duro, Bill confessou em sua biografia. "Eu também tive de ver como minha mãe foi obrigada a ir para casa por um policial, somente porque colocou um vestido, porém naquele tempo somente as mulheres brancas podiam usá-lo, então foi obrigada a vestir-se como uma mulher negra." Não há dúvida que foram tempos muito difíceis.

Por causa do racismo que sua família sofreu, e naquela época muitos negros migraram para Oakland durante a segunda guerra mundial, sua família decide migrar para Califórnia, Bill tinha 8 anos.
Mas a vida iria punir Bill e sua família: com apenas 33 anos, sua mãe morreu devido à insuficiência renal, Bill tinha apenas 12 anos, seu pai era o único responsável pela família Russell.


Conta Bill Russell que seu pai foi seu único ídolo na vida: "Nunca na minha vida eu senti vergonha do meu pai, eu tentei coletar o máximo de sua filosofia e aplicá-lo à minha personalidade, mas nunca na vida eu vou ser metade do que ele era. " Grandes palavras de Bill dedicado a seu pai, em um de seus dois livros.




"Sempre, repetiu, eu nunca me permiti ser uma vítima", disse Bill. 



Universidade
Russell foi ignorado por muitos olheiros até que Hal DeJulio, da Universidade de San Francisco o selecionou para o time. Apesar de achar os fundamentos de Bill muito fracos, Hal selecionou o pivô por ele ter um grande extinto defensivo. Com Russell, a USF se tornou o primeiro time a ter 3 negros entre os titulares (Bill Russell, K.C. Jones e Hal Perry). Bill desenvolveu a força de um pivô com a velocidade de um armador. Mesmo com o sucesso do time, eles ainda sofriam preconceito. 

O início de Russell com a USF Dons foram muito difíceis (Bill estava acostumado), vítima de insultos raciais em cada etapa, em 1954, em um torneio realizado em Oklahoma, Bill e os outros jogadores negros foram proibidos de entrar no hotel "pelo cheiro ruim" de acordo com o seu dono. A equipe, em protesto, acampou em um dormitório fechado.

Liderou a universiade a ganhar o título da NCAA em 1955 e 1956, tendo inclusive uma sequencia de 55 vitórias seguidas. Teve médias de 20,7 pontos e 20,3 rebotes em sua passagem pela NCAA. Além do basquete, ele competia no atletismo. Era corredor de 440 jardas (402 metros) em 49,6 segundos (o recorde mundial dos 400 metros atualmente é 43,1 segundos) e no salto em altura. No último, ganhou muitos torneios regionais e chegou a ser eleito o 7º melhor atleta do mundo na modalidade em 1956. Seu maior salto foi 2,06 m (o recorde mundial atualmente é 2,45 m). No final de sua carreira na universidade, ele foi convidado para se juntar ao Hallem Globetrotters, porém recusou, pois achava que isso poderia prejudicar sua carreira profissional.


John Wooden, ex-treinador de prestígio UCLA, que morreu em 2010, disse sobre ele: "Russell é a melhor defesa que eu já vi na minha vida." John Wooden é atualmente considerado o melhor treinador da história do UCLA Bruins:






NBA
Boston Celtics
Antes do draft, o Boston Celtics não tinha nenhuma perspectiva em selecionar Bill. Eles haviam sido vice-campeões na temporada passada, então estariam com as últimas escolhas no Draft. O St. Louis Hawks, segundo a escolher, era o provável destino de Bill. Porém, o técnico do Celtics Red Auerbach trocou Ed Macauley (6 vezes All-Star) e a estrela do Boston na época Cliff Hagan pela 2ª escolha no Draft. E Red selecionou Bill Russell. Naquela época, o pivô era notado pelas suas habilidades ofensivas. Porém, Red notou a grande habilidade defensiva de Russell e o selecionou. Na 2ª escolha, o Celtics selecionou o companheiro de Bill, K.C. Jones. Na 3ª escolha, outro membro do Hall da Fama (os anteriores também são), Tom Heinsohn. A troca de Russell é considerada uma das mais importantes trocas da história dos esportes americanos. Ele foi convidado também para se juntar ao time americano nas Olimpíadas de 1956 em Melbourne/AUS, ganhando a medalha de ouro.


Com isso, só começou a jogar no Boston em 1957. Durante a temporada 1956/57, Boston contou com 7 membros do Hall da Fama: Bill Russell, Tom Hainsohn, Jim Loscutoff, Bill Sharman, Bob Cousy, Frank Ramsey (banco) e K.C. Jones (banco). Jones não jogou por estar prestando serviços militares. A estréia de Bill foi contra o St. Louis Hawks de Bob Pettit. Russell foi o encarregado de marcar a estrela do Hawks, e impressionou a todos. Na temporada anterior, o time havia sido o melhor ataque, porém a pior defesa da NBA. Numa partida contra o NY Knicks, Bill Russell deu um soco em Ray Felix e foi multado em 25 dólares. No Jogo 1 das Finais da Conferência Leste, o Celtics bateu o Syracuse Nationals de Dolph Schayes por 3x0 e Bill Russell ajudou o Boston a chegar a sua primeira final de NBA. Na final, bateram o St. Louis Hawks, ganhando o 1º de 11 títulos praticamente seguidos.


Na temporada seguinte, começou de forma arrasadora a temporada e foi escolhido como o MVP de 1957/58. Porém, pertencia ao 2º time da NBA. A liga justificava dizendo que existiam outros pivôs melhores do que Bill, mas ninguém mais valioso que ele. Chegando nas Finais, enfrentou novamente o Hawks. Só que no Jogo 3, Bill machucou o pé e o Hawks ganharam a série no Jogo 6. Na temporada seguinte, o Boston quebrou o recorde de vitórias em uma temporada (52) com Russell jogando bem. Nas Finais, ganharam do Minneapolis Lakers por 4x0.

Em 1959/60, a NBA parou com a chegada do lendário Wilt Chamberlain e seus 37,6 pontos de média na sua 1ª temporada. No confronto entre os dois, individualmente melhor para Wilt, coletivamente melhor para Boston (30x22, 115x106). A batalha entre o melhor de todos os tempos no ataque e o melhor de todos os tempos na defesa viraria uma das maiores batalhas do basquete. Com uma temporada de 59 vitórias, Boston encontrou o Philadelphia de Wilt novamente nas Finais de Conferência. Melhor para o Boston, que encarou o Hawks novamente nas Finais, ganhando por 4x3. No Jogo 2, 40 rebotes para Bill Russell, recorde de um jogo de Final de NBA. Em 1960/61, ganhou do LA Lakers nas Finais.

Os jogos entre estes dois pivôs foram realmente surpreendente, só comparável com uma batalha entre gladiadores, Wilt Chamberlain Russell era fisicamente superior (2,16 metros de altura e pesando 131 quilos de Wilt, contra 2,07 metros e 100 quilos de Russell), mas eles foram realmente duelos mágicos: dois homens que dão suas vidas para cada bola em jogo.

Na temporada seguinte, Boston ganhou 60 jogos e Bill foi novamente MVP, apesar de Wilt Chamberlain ter média de 50,4 pontos e seu jogo de 100 pontos. Ganharam novanete do Philadelphia Warriors nas Finais de Conferência. Nas Finais, enfrentaram novamente o LA Lakers de Elgin Baylor e Jerry West. O Jogo 7 foi para a prorrogação e com 40 rebotes (empatando seu recorde) e 30 pontos, Bill ajudou o Boston a ganhar mais um título. Na temporada 1963/64, Bob Cousy se aposentou, mas o Boston draftou outro excelente jogador, John Havlicek. Bill foi novamente MVP da temporada regular e chegou as Finais para derrotar novamente o LA Lakers. Na temporada seguinte, derrotou o San Francisco Warriors, ex-Philadelphia, de Wilt Chamberlain, nas Finais. Foi o 6º título consecutivo da NBA, e o 7º em 8 anos.

Boston continuou sendo espetacular em 1964/65, ganhando 62 jogos na temporada regular e Bill Russell ganhando mais um prêmio de MVP. A freguesia do Lakers continuou e o time perdeu para o Boston nas Finais. Uma temporada depois, Bill novamente ganhou de Wilt, agora como Philadelphia 76ers e nas Finais de Conferência. Nas Finais, mais uma vitórias sobre o LA Lakers. Porém, nessa final ele teve média de 22,8 rebotes. Foi a 1ª vez que ele não teve média de mais de 23 rebotes na série final em 7 anos. Nenhum jogador ganhou mais títulos seguidos em nenhum esporte americano do que Bill Russell.



Na temporada 1966/67 Red Auerbach se aposentou. Seu cargo foi oferecido a Franck Ramsey, Bob Cousy e Tom Heinsohn, todos recusaram. Coube ao próprio BIll Russell ser treinador e jogador do Boston Celtics. Ele se tornou o primeiro negro a ser técnico de um time da NBA. Justamente nesta temporada a sequencia de 8 títulos seguidos acabou, quando o Philadelphia 76ers, liderado por Wilt Chamberlain e uma campanha de 68 vitórias, ganhou do Boston Celtics nas Finais de Conferência. A grande defesa do C’s levou 140 pontos no Jogo 5. Russell reconheceu a derrota indo até o vestiário e cumprimentando Chamberlain.


Com 34 anos, os números de Bill começaram a cair na temporada 1967/68. Nas Finais de Conferência, 76ers e Celtics se encontraram novamente. Porém com o assassinato de Martin Luther King a série foi cancelada (8 dos 10 jogadores titulares eram negros). Boston começou perdendo a série 3x1, mas conseguiu virar e se tornou o 1º time na história a conseguir tal feito. Na Final, ganharam do LA Lakers, dando a Bill seu 10º título em 12 anos. Na temporada seguinte, os problemas extra campo atrapalharam Bill. A morte de Robert F. Kennedy a Guerra do Vietnã e a separação da esposa o fizeram ganhar 7 quilos tendo sua pior temporada na NBA. A marca de 48 vitórias foi a pior da equipe desde 1955/56. Porém, nos Playoffs derrotaram Philadelphia e NY enfrentando LA Lakers nas Finais. LA tinha o reforço de Wilt Chamberlain, que foi contratado junto ao Philadelhphia. Ele se juntava a Baylor e West. Mesmo assim, LA perdeu novamente para o Boston de Bill. Depois da vitórias, ele se aposentou.


Depois da aposentadoria
Russell teve sua camisa 6 retirada do Celtics em 1972. Entrou no Hall da Fama em 1975. Foi técnico do Seattle Supersonics (1973-77) e do Sacramento Kings (1987/88). Virou vegetariano e foi morar em Mercer Island, perto de Seattle. Foi da classe inicial do Hall da Fama da NCAA, junto com John Wooden, Oscar Robertson, Dean Smith e James Naismith. O troféu de MVP das Finais leva seu nome (“Bill Russell NBA Final Most Valuable Player Award”).



Vida pessoal
Russell casou com Rose Swisher (1956-73) e teve Karen Russell, William Russell Jr. e Jacob Russell. Com Dorothy Anstett, Miss USA em 1968 (1977-80) e com Marilyn Nault (1996-09). Durante sua carreira, foi um dos mais bem pagos da liga. Ganhou $ 24 mil em sua 1ª temporada, atrás somente de Bob Cousy ($ 25 mil). Enquanto seus companheiros tinham que ter outros trabalhos durante a pré-temporada (Heinsohn era vendedor, Cousy tinha uma escolinha e Auerbach vendia plásticos e tinha um restaurante chinês, ele conseguia viver com seu salário. Quando Wilt Chamberlain se tornou o 1º jogador a ganhar $ 100 mil (1965), Bill pediu e começou a ganhar $ 100,001.



Bill Russell também publicou dois livros sobre a sua vida (muito interessante), o primeiro dos quais foi publicado em 1979, intitulado: "Second Wind". O segundo de seus livros foi publicado em 2001, intitulado: "Regras de Russell": 


Rivalidade Russell-Chamberlain
Uma das maiores rivalidades da história do basquete só existia dentro de quadra. Chamberlain chegava a convidar Bill para o Natal. Quando Wilt morreu em 1999, Bill foi o 2º a saber da notícia (depois do sobrinho de Wilt).

Uma interessante "particularidade" na vida de Bill Russell teve lugar em 2006: naquele ano, Russell "encontrou" duas celebridades do basquete Kobe Bryant e Shaquille O'Neal!. Russell tinha sido Celtic para a vida: "Meu coração sempre será verde do amor que a franquia além de mim, mas eu não podia deixar que aqueles dois rapazes a se comportar como crianças, então eu falei com Phil (Jackson) e pediu permissão para lutar contra os dois, eles entraram em um quarto e eu tinha que agir como um pai ", disse Russell. Kobe admitiu que "era estranho ninguém disse nada, e eu fui chamado para uma sala depois do treino eu fui para o quarto e havia apenas duas pessoas:.. Shaq e Bill falou com a gente e até chorou algumas vezes" , Kobe admitiu. "Se alguém como Bill diz que você está errado, você está errado mesmo", admitiu a estrela "Laker": 


Sem dúvida, Bill Russell representa perfeitamente a filosofia que definiu o Boston Celtics ao longo dos anos: paixão, compromisso, sacrifício, conquista e fidelização. Estas são algumas das palavras que o grande Bill tatuou um fogo em seu coração. 





Bill Russell: simplesmente o melhor do melhor.


Prêmios
12x NBA All-Star (1958-69)
11x NBA Champion (1957, 1959-66, 1968-69)
8x All-NBA Second Team (1958, 1960-62, 1964, 1966-68)
5x NBA MVP (1958, 1961-63,1965)
3x All-NBA First Team (1959, 1963, 1965)
1x NBA All-Defensive First Team (1969) – Prêmio começou a ser distribuído em 1969
1x NBA All-Star Game MVP (1963)
1x Olympic Champion (1956)
NBA’s 25th Anniversary Team
NBA’s 35th Anniversary Team
NBA’s 50th Anniversary Team
Dados
Posição / Camisa: Pivô / 6
Data e local de nascimento: 12 de fevereiro de 1934 / Monroe, Louisiana
Anos na NBA: 1956-69
NBA Draft: 1956 / Rodada: 1 / Escolha: 2
Universidade: San Francisco
Times: Boston Celtics (1956-69)
Médias: 15,1 pontos, 22,5 rebotes, 4,3 assistências
Totais: 14.522 pontos, 21.620 rebotes, 4.100 assistências
Melhor temporada (1961/62): 18,9 pontos, 23,6 rebotes, 4,5 assistências


FONTES: THE CLASSIC NBA, NBA AVENUE, WEB ESPORTIVA, NBA HISTORY.

Um comentário: