Google+ TimeOut Brasil: LENDAS ETERNAS : SÉRIE - ÍDOLOS DA DÉCADA DE 50

sexta-feira, 19 de julho de 2013

LENDAS ETERNAS : SÉRIE - ÍDOLOS DA DÉCADA DE 50

 
 
Olá amigos e leitores do Timeout Brasil ! Nesta semana dando continuidade a série ''Ídolos da Década de 50'', apresentaremos o grande e lendário BOB COUSY, que jogou no Boston Celtics.
Esta matéria especial você confere a partir de agora...
 
UM ABRAÇO !

 

BOB COUSY

Bob Cousy era um garotinho de dois anos de idade quando Houdini, o mágico mais famoso do mundo, morreu com dois socos desferidos no tórax por um estudante canadense em uma de suas apresentações. Cousy, infelizmente, não pôde desfrutar das peripécias até hoje inexplicáveis do artista húngaro e muito menos imaginaria que algum dia iria transportar a graça do ilusionista para sua própria profissão, o basquete.
 
 
Pré
 
Robert Joseph “Bob” Cousy nasceu em New York, no dia 9 de agosto de 1928. Filho de franceses, Cousy falou a língua nativa de seus pais até os cinco anos, idade em que começou a praticar o inglês. Seu primeiro contato com o basquetebol foi aos 13 anos, na escola em que estudava. Apesar da paixão imediata pelo jogo, seu começo não foi dos mais promissores. Cortado do time do colégio por dois anos consecutivos, o futuro não parecia reservar ao armador sucesso no esporte. Nesse mesmo ano, contudo, a sorte pareceu lhe sorrir de maneira inesperada. Bob quebrou a mão direita caindo de uma árvore enquanto brincava e graças ao acidente teve que desenvolver seu jogo com a mão ruim, a esquerda, tornando-o em pouco tempo um atleta ambidestro, fator que se mostraria fundamental para seu futuro brilhante.
 
Durante esse período Bob jogava também por uma liga local chamada Press League. Recuperado da contusão e atuando melhor que nunca, Cousy foi visto em uma dessas partidas pelo técnico do time colegial, que surpreso com a capacidade do armador de jogar com ambas as mãos, o convidou a fazer um teste para participar do time principal da escola. Aprovado pelo treinador, Cousy deslancharia em seus últimos dois anos de colégio jogando pela equipe, sendo inclusive o maior cestinha dentre todos os colégios de New York em seu derradeiro ano.
 
Graduado, Bob foi estudar na Universidade de Holy Cross, em Massachussets. Ingressou na equipe da faculdade, os Crusaders, já em seu ano de novato. Nem tudo eram rosas, porém. Com minutos limitados desde o começo devido ao sistema de jogo do técnico Alvin “Doggie” Jullie que privilegiava os veteranos, Cousy logo se rebelaria com a situação exigindo mais espaço no time. Esse descontentamento não agradou a Julie, que disse ao calouro que seu jogo baseado na velocidade, com características do streetball como seus passes sem olhar e dribles fantasiosos, não o levariam a lugar algum. Basicamente, o treinador achava Cousy um exibicionista.
 
Em seu segundo ano nos Crusaders, o armador passou a ter cada vez menos minutos de quadra, fazendo com que sua frustração atingisse o ápice e quase o forçando a trocar de Universidade. Seu ímpeto acalmou um pouco depois de trocar algumas correspondências com o lendário técnico Joe Lapchick, da Universidade de New York, que o garantiu que Julie era ótimo treinador e que seu sucesso era questão de tempo. Quase como uma profecia, pouco tempo depois a sorte sorriu para Cousy. Em um jogo contra a Faculdade de Loyola, em pleno Boston Garden, seu time, os Crusaders, não faziam uma boa exibição e perdiam o jogo, quando a torcida, em uníssono, clamou por Bob Cousy. Faltando 5 minutos para o término da partida, o armador entrou, fez 11 pontos incluindo a cesta da vitória num buzzer-beater e mostrou ao mundo uma das jogadas de seu infinito repertório, o drible por trás das costas. Houdini ficaria impressionado.
 
Desde então Cousy assumiu a titularidade da equipe e não largou mais, sendo eleito por 3 anos seguidos para o time ideal entre todos os jogadores das Universidades do país.
 
 
 
NBA
 
O processo que levou Bob Cousy ao Boston Celtics foi meio complicado. Cousy se inscreveu para o draft de 1950 mas não foi escolhido pelos Celtics, que tinham direito a primeira escolha. Na verdade, Red Auerbach, técnico do time, não tinha interesse no armador, pois dizia que o time precisava de jogadores altos, não nanicos como Cousy. Isso acabou levando o time a escolher o pivô Chuck Snare, deixando o armador para ser escolhido no terceiro pick pelo Tri-City Blackhawks.
 
Entretanto, Bob não gostou nem um pouco da idéia de jogar pelos Blackhawks, onde viveria em uma região pequena e teria que largar a auto-escola da qual era dono em Massachussets. Acabou pedindo um salário alto demais para compensar o dinheiro que deixaria de faturar na sua empresa, e depois de uma contraproposta bem menor ao valor original que Bob queria, ele simplesmente não se apresentou ao time forçando sua saída.
 
 
Cousy acabou sendo trocado para o Chicago Stags, time dos astros Max Zaslofsky, atual cestinha da liga e do ótimo armador Andy Philip. Logo depois, contudo, o time abandonou a liga por problemas financeiros e esses três jogadores foram chamados para um draft especial. Maurice Podoloff, comissário da NBA na época, convidou três times para participar deste draft, Philadelphia Warriors, New York Knicks e Boston Celtics. O jogador mais requisitado dos três era sem dúvida Zaslofsky, que acabou indo jogar pelos Warriors. Philip, maior assistente da NBA por duas vezes foi parar nos Knicks e o destino insistiu para que Cousy jogasse nos Celtics. O presidente do time na época chegou a dizer que sonhava com Zaslofsky, toleraria Phillip e não queria Cousy de jeito nenhum.
 
 
Como um mágico, contudo, em pouco tempo Cousy fez seus críticos, dentre eles o presidente e o técnico da equipe, a nem lembrarem o porquê de tanta implicância com o rapaz. Em sua temporada de novato o armador elevou um time que tinha ganhado apenas 22 jogos no ano anterior, lanterna do Leste, para 39 vitórias, segundo colocado. Foram 15.6 pontos, 6.9 rebotes e 4.9 assistências por partida e uma vaga em seu primeiro All-Star Game.
 

Na temporada seguinte o grande arremessador Bill Sharman se juntaria a equipe dando inicio ao futuro timaço dos Celtics. Com Ed Macauley fechando o trio, o time chegaria mais uma vez nos playoffs e mais uma vez sucumbiria diante dos Knicks. Cousy fechou o ano com 21.7 pontos, 6.4 rebotes e 6.7 assistências, sendo eleito pela primeira de dez vezes seguidas para a equipe ideal da liga.
 
Em 1952-53, o Boston venceu 46 partidas, uma das melhores marcas da liga naquele ano. Com 7.7 assistências Cousy foi pela primeira vez o líder de assistências da temporada. Nos playoffs daquele ano aconteceria uma partida que marcaria a carreira do jogador. Na primeira rodada contra o Syracuse Nationals, em melhor de dois, os Celtics ganharam o primeiro jogo na casa do adversário indo para seus domínios com a chance de fechar a série. Numa das partidas mais emocionantes de todos os tempos, com direito a 4 prorrogações e 10 jogadores eliminados por faltas, os Celtics bateram os Nationals, comandados por Dolph Schayes, por 111 a 105. Cousy terminou o jogo com 50 pontos, sendo 30 deles vindos de lances livre (em 32 tentativas) – um recorde – e fez 27 dos 34 pontos do time na prorrogação. Daí pra frente Bob Cousy consolidou seu jogo liderando a liga em assistências por oito vezes consecutivas.
 
Até a temporada 1956-57, seu time, o Boston Celtics, tinha fama de nadar, nadar e morrer na praia. Foram muitos playoffs em seqüência chegando como um dos favoritos ao troféu, ostentando algumas das melhores campanhas da NBA e sempre caindo precocemente. Foram necessárias as chegadas de Bill Russell e Tom Heinsohn para o time finalmente alcançar sua primeira decisão, contra o Saint Louis Hawks de Bob Pettit, e faturar o título. No segundo ano em que o prêmio de MVP foi dado, Bob Cousy foi escolhido com todos os méritos (o primeiro foi Pettit).
 
Na temporada seguinte os Celtics mantiveram o alto nível e encontraram mais uma vez os Hawks nas Finais. A série foi extremamente disputada, terminando em 4 a 3 para o St. Louis. O Boston, contudo, perdeu Russell devido a uma contusão no jogo 3, uma ausência sempre muito sentida.
 
 
 
A partir do ano seguinte, Cousy não teria do que reclamar. Todo o tempo que passou sendo eliminado de playoffs passados seria devidamente compensado. Foram 5 títulos em seqüência, de 1959 à 1963. Era simplesmente a maior dinastia da história da NBA acontecendo. Na verdade, o armador só pegou metade dela, pois os Celtics faturariam ainda mais 5 títulos depois de sua aposentadoria com essa mesma base.
 
Durante esse período vitorioso, Cousy continuou batendo recordes e se destacando. Em 1959, por exemplo, deu 28 assistências numa partida contra o Minneapolis Lakers. Embora essa marca já tenha sido batida, as 19 que deu no primeiro tempo ainda não. Na temporada 1959-60 atingiu sua melhor média de passes por jogo, com 9.5. Seria também a última vez que lideraria esse quesito.
 
Encerrou a carreira em 1963, aos 35 anos, quando suas médias já tinham diminuído um pouco (13.2 pontos e 6.8 assistências) com um título sobre os Lakers de Elgin Baylor e Jerry West.
 
Bob Cousy marcou 16.960 pontos (18.4 por jogo), deu 6955 assistências (7.5) e pegou 4.786 rebotes (5.2) em 13 anos de carreira. Foi eleito 10 vezes para o time ideal da liga (1951-52 até 1960-61) e duas para o segundo (1961-62 e 62-63). Foram 13 All-Star Games (1951/1963), 8 anos liderando a NBA em assistências (1952/60) e um prêmio de MVP em 1956-57. Em 1996 foi eleito um dos 50 maiores jogadores de todos os tempos, em 1971 foi indicado para o Hall da Fama e teve sua camiseta número 14 aposentada pelo Boston.
 
 
 
Cousy foi a mente e a alma de um dos maiores times da história da NBA. Suas jogadas rápidas e envolventes revolucionaram o basquete. A liga nunca havia visto um jogador tão criativo, habilidoso e inteligente. Seus dribles e passes sem precedentes influenciariam vários atletas durante os anos. O mais impressionante de ver Cousy em ação, é que, de todos os jogadores daquela época, ele é disparado o que mais parece jogar um basquete similar ao de hoje. Sério, é algo tão a frente de seu tempo que assusta. Foi ele o primeiro mágico do basquete. Seu apelido de Houdini não poderia ter sido mais apropriado. Recomendo a todos que gostem de basquete a baixarem algumas partidas dos Celtics dessa época, nem é tão difícil de achar.
 
 

 
PÓS CARREIRA
Depois da aposentadoria, Bob assumiu a função de técnico do time de basquete no Boston College.Em seis anos dirigindo o time, venceu 117 partidas e perdeu 38. Apesar de não ter faturado o título da NCAA, foi uma passagem de sucesso pela equipe. Procurando desafios maiores, Cousy foi para o Cincinnati Royals, da NBA. Ficou 5 anos por lá, chegando inclusive a jogar 7 partidas pelo time em 1969-70 para alavancar a venda de ingressos. Contudo, em 1974, após 141 vitórias e 209 derrotas, encerrou a carreira de treinador. Virou comentarista esportivo em Boston, profissão que exerceu por muitos anos e hoje em dia trabalha como consultor no time em que passou toda sua carreira.
 
 

Prêmios

 
13x NBA All-Star (1951-1963)
10x All-NBA First Team (1951-1961)
2x All-NBA Second Team (1962,1963)
6x Campeão da NBA de 1957-1962
NBA MVP (1957)
Naismith Memorial Basketball Hall of famer (1971)
NBA’s 50th Anniversary All-Time Team

 

Dados

Posição/Camisa: Armador / 14
Altura / Peso: 1,85 m / 80 kg
Data e local de nascimento: 09 Agosto de 1928, New York.
Anos na NBA: 1950-1964
NBA Draft: 1950 / Rodada: 1 / Escolha: 3 (Tri-City Blackhawks)
College: Holy Cross (1947)
Times: Chicago Stags (1950), Boston Celtics (1950-1964)
Médias: 18,4 pontos, 5,2 rebotes, 7,5 assistências
Totais: 16.960 pontos, 4.786 rebotes, 6.955 assistências
 
* ELEITO OFICIALMENTE PELA NBA, UM DOS 5 MAIORES ARMADORES DA HISTÓRIA.
 
 
FONTE: THE CLASSIC NBA

 
 
 


2 comentários:

  1. Mais uma excelente matéria amigo copola.

    Cousy com certeza esta entre os melhores da historia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigão !
      Espero poder sempre estar contribuindo para os nossos leitores.
      E ainda teremos muitas lendas inesquecíveis que irão figurar nesta coluna.
      UM ABÇ

      Excluir