Google+ TimeOut Brasil: Expectativa...

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Expectativa...

*publicado por Caco Silva

Causou um certo furor nos ultimos meses de mercado aberto do basquete brasileiro os novos reforços anunciados pelo Winner/Kabum/Limeira. Alem de terem mantido caras fortes como Helio,Ronald Ramon e Mateus Dalla,contrataram o cestinha americano David Jackson,trouxeram de volta Guilherme Teichmann e Bruno Fiorotto. Interessante.


Ao olhar para os nomes se nota que o salto de qualidade existe. Afinal,David Jackson cansou de chutar traseiros no basquete argentino,sempre estando entre os principais cestinhas da LNB de lá que é uma liga mais estruturada e equilibrada do que o NBB. Teichmann vem de boa temporada pelo Franca e é um ala-pivô confiável mesmo com os defeitos em jogo de perímetro que todos já conhecem. Bruno Fiorotto era uma opção mais segura,primeiro por causa da folha salarial que a essa altura já estava bem carregada,e depois pelo simples fato de ser um ex-jogador da equipe e não ter dificuldade para se adaptar à cidade e ao ambiente que envolve o clube.

Ficou claro que o Limeira cansou de fazer merda nos playoffs e resolveu levantar da cadeira ao invés de deixar todo mundo continuar passando a mão na sua bunda. A questão é que a montagem do elenco tem um porém bem sério e ele responde pelo nome de "defesa".

Quem conhece o Hélio dos tempos de Flamengo,sabe que ele é talvez o pior marcador de perímetro entre os armadores do país. Tanto que chegou a perder a posição para o apenas esforçado Fred em alguns jogos na época. David Jackson é absurdamente técnico e cheio de recursos no ataque,mas consegue ser um marcador quase tão ruim quanto o Hélio e esse foi um dos motivos da queda do Flamengo para o São José na temporada 2011/2012 do NBB. Claro que o coach de merda do time na época(o argentino Gonzalo Garcia) "ajudou" bastante tambem,mas isso já é outra história...
Alem dos dois,Ronald Ramon,Teichmann e Fiorotto tambem não são bons marcadores. Apenas razoáveis perto dos dois antes citados.
Logo se cria algumas possibilidades de marcação que o Demétrius terá que dançar pra encontrar. Se ele começa na tradicional zona 2-3,maioria entre os times do NBB,terá que dar o primeiro combate no perímetro com o Hélio e com o Jackson. Aí,meu amigo,é o mesmo que mandar o Alexandre Frota cuidar da castidade da minha prima de 25 anos. Nem um pouco confiável. Marcar homem a homem então,é cometer suicídio.

Meu palpite é que ele vai usar o Mateus Dalla por um bom tempo no lugar do Hélio na rotação,jogando o Ramon pra armação. Dalla é um dos jogadores mais versáteis e completos do elenco e seria um desperdicio não lhe dar mais minutos. Não resolverá todos os prováveis problemas defensivos,mas atrapalhar é que não vai,muito menos piorar. Outro ponto é o jogo interno. Teichmann tem sérias deficiências no arremesso de média e longa distância e o Fiorotto não tem muita mobilidade e nem um bom giro no jogo de garrafão,precisaria de um pivô com mais agilidade lateral pra aproveitar o jogo veloz que os caras de perímetro irão imrpimir. Quanto ao Teichmann,dá-se um jeito. Renato Lamas que tambem foi contratado é um bom chutador de perímetro alem de cadenciar melhor o jogo. Vai ser util na rotação por proporcionar variedade maior de jogo interno. Mas a zica mesmo vai ser na hora de rodar com o Fiorotto. Acho Renan um cara de potencial,porém pouco rodado. Talvez fosse o caso de trazer um pivô mais experiente para o banco,mas duvido que seja feito a não ser que seja uma 'sobra' de mercado,o que a essa altura é bem complicado.

Enfim,claro que o time gera expectativas,principalmente pelo aspecto ofensivo e pela quantidade de caras tecnicos,de bom arremesso e ótimo QI de basquete. Mas é bom olhar para o 'rabo' do time,pois com certeza irão sofrer atrás.

3 comentários:

  1. Os caras vão ter problema na marcação realmente! Mas acho o Teichmann um bom marcador só que ele peca muito ao querer quase sempre antecipar as jogadas e tentar o roubo, deixando um buraco, mas fora isso marca bem e tem um bom tempo de toco!

    ResponderExcluir
  2. Sim Danilo,essa qualidade ele tem mesmo. O problema é antecipação no garrafão. Ele quase sempre se afoba. Mas é um bom ala-pivô,con certeza.

    ResponderExcluir
  3. Concordo contigo que o perímetro estará ainda mais vulnerável, mas gosto do garrafão. Teichmann e Fiorotto, além da qualidade bela leitura de jogo, têm condições de melhorar o poderio de retaguarda. Para que o time não fique tão aberto o Dema vai precisar montar um ''sistema de defesa sólido'', com dobras que dificultem as ações ofensivas adversárias.

    Abraço

    ResponderExcluir